Coluna Você Sabia? : Por que sentimos um aperto no peito quando tomamos um susto?
Enviado por alexandre em 13/08/2024 15:50:14

Sabe aquela sensação de receber uma notícia impactante e ter impressão de "soco" no peito? O coração dispara, a respiração acelera, e algumas pessoas relatam até experimentar um frio na barriga.

 

Em algumas vezes na vida, nós nos deparamos com essa sensação de tomar um susto, que quase nunca é agradável. Embora possa dar essa impressão, o coração não para exatamente, mas a chamada “ciência do medo” explica o que acontece em nosso organismo.

 

Veja também

 

Qual é a mensagem mais antiga já encontrada em uma garrafa?

 

Santuário para Lúcifer terá estátua com mais de 5 metros no Rio Grande do Sul

 

A DINÂMICA DO SUSTO

 

(Fonte: GettyImages / Reprodução)

 

Quando tomamos um susto ou somos tomados por uma forte emoção, geralmente cercada de alguma ansiedade pelo que pode acontecer a partir daí, nosso corpo dispara uma série de substâncias químicas. O objetivo é nos preparar para enfrentar uma potencial ameaça que se aproxima.

 

É possível experimentar uma espécie de “pulo” dentro do peito. Se você sente isso, saiba que se trata de uma reação do sistema nervoso simpático, que é uma ferramenta utilizada pelo nosso organismo para nos preparar para dar uma resposta a seguir – seja para lutar ou para fugir da ameaça.

 

A sensação é provocada pela liberação de hormônios que influenciam em nossas funções fisiológicas. Um dos principais deles é a adrenalina, gerada pelas glândulas suprarrenais e injetada no nosso sangue.

 

Por consequência, o nosso sistema cardiovascular reage fazendo o coração bombear mais rápido, aumentando o envio de sangue para os órgãos e os músculos. A razão é simples: você precisará desse oxigênio a mais se tiver que correr de um predador.

 

OS EFEITOS DA ADRENALINA NO CORPO

 

(Fonte: GettyImages / Reprodução)

Fotos:Reprodução

 

Qualquer pessoa que já teve que tomar uma injeção de adrenalina sabe que uma descarga inesperada desse hormônio não proporciona exatamente uma sensação boa. Afinal, vale lembrar que esse é o hormônio do estresse, e que está associado aos sentimentos de nervosismo e ansiedade.

 

Mas eventualmente é preciso tomar uma injeção por razões de saúde, como no caso de anafilaxia frente a um reagente alergênico. Ela também pode ser útil em casos de parada cardíaca, uma vez que força a retomada dos batimentos do coração.

 

E tudo isso explica porque uma alta carga de adrenalina no corpo, mesmo quando emitida de forma natural, não é exatamente prazerosa. E é isso o que acontece quando somos confrontados com algo inesperado, o que se soma a um estado de alerta que se instala muito rapidamente em nosso corpo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Por fim, é importante ressaltar que, mesmo que a ativação do sistema nervoso simpático seja uma resposta normal a uma surpresa, algumas condições mais perigosas podem acontecer. Se ao tomar um susto você segue com dor no peito ou com um desconforto permanente, procure imediatamente um médico – afinal, é possível, sim, morrer de medo.

 

Fonte:Mega Curiosa

 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia