Coluna Qualidade de Vida : Nutróloga lista 3 hábitos que ajudam a reduzir a gordura da barriga
Enviado por alexandre em 25/08/2024 13:38:53

Com especialização em nutrologia, a médica Danièla Mâtera elenca hábitos que favorecem a diminuição da gordura na região da barriga

Quem está em processo de emagrecimento almeja perder medidas na cintura, por vezes de imediato, já que o excesso de gordura na barriga está entre os maiores incômodos. Adotar determinados hábitos contribui para a diminuição da circunferência abdominal. A fim de descobri-los, a coluna Claudia Meireles conversou com a médica Danièla Mâtera, do Rio de Janeiro.

 

Com especialização em nutrologia, Danièla lista três hábitos que ajudam a reduzir a gordura na barriga. Caso tenha pensado que as práticas são aderir a uma alimentação balanceada e fazer atividade física com constância, vale destacar que essas duas ações são válidas e devem ser combinadas com as recomendações da médica do Instituto Nutrindo Ideais.

 

De acordo com a nutróloga, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é uma questão de saúde pública com implicações diretas não somente no fígado, mas também na “distribuição de gordura corporal, em particular na região abdominal”. “Quando consumido em excesso, o álcool é metabolizado de maneira diferente em comparação com outros macronutrientes”, frisa.

 

Veja também 

 

Até no café da manhã? Saiba quanto comer de proteína em cada refeição

 

EnvelheSer 60+: Governo do Amazonas realiza atividades de bem-estar e saúde em Rio Preto da Eva

A médica elucida que o acúmulo de gordura visceral é “preocupante” por estar associado a um risco elevado de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardiovasculares. “A gordura abdominal tem um impacto negativo na saúde de forma mais ampla, contribuindo para a inflamação sistêmica e ao aumento do risco de desenvolver condições crônicas”, pontua.

 

A nutróloga ressalta que os probióticos — micro-organismos benéficos que vivem no intestino — ganharam destaque pela capacidade de melhorar a saúde digestiva e imunológica. A especialista enfatiza sobre esses organismos atuarem na modulação do peso corporal e na redução da gordura abdominal.

 

Foto colorida de tigela com aveia, grãos de aveia em uma colher - Metrópoles

 

“A ciência vem demonstrando que determinados tipos de probióticos, como o Lactobacillus fermentum e o Lactobacillus amylovorus, podem influenciar positivamente a composição corporal ao alterarem a flora intestinal”, garante a médica. Esses micro-organismos mudam positivamente a composição da microbiota intestinal por promover o crescimento de bactérias, que favorecem a digestão e a absorção de nutrientes.

 

Um dos pontos salientados pela nutróloga envolve os micro-organismos possibilitarem a redução da inflamação sistêmica, condição frequentemente associada ao acúmulo de gordura visceral. Segundo Danièla, os probióticos tendem a influenciar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) no intestino. Esses ativos têm um efeito positivo na regulação do metabolismo energético.

 

Foto colorida de mulher medindo a cintura - Metrópoles

Fotos: Reprodução

 

Em vez de o corpo armazenar a gordura, a ingestão de probióticos auxilia na criação de um ambiente metabólico propício para a oxidação lipídica. “Combinado com uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física, a inclusão de probióticos na alimentação pode ser uma estratégia eficaz para a redução da gordura abdominal, favorecendo não apenas a estética, mas, mais importante, a saúde metabólica”, atesta a expert em nutrologia.

 

Presentes em alimentos como legumes, frutas, leguminosas e cereais integrais, as fibras solúveis desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no controle do peso corporal.De acordo com Danièla Mâtera, essas opções são “especialmente valiosas” na redução da gordura visceral, armazenada na região abdominal. Conforme a médica, esse acúmulo na área da barriga está associado a um maior risco de doenças metabólicas e cardiovasculares.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Com base em estudos, a nutróloga defende que aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis é uma abordagem eficaz e cientificamente respaldada para a redução da gordura visceral. “Aveia, maçãs, cenouras, feijões e lentilhas, couve, brócolis não só contribuem para a saciedade e o controle do peso, mas também promovem a saúde intestinal, o controle glicêmico e a redução do colesterol”, realça a médica.

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia