Política : “Tem gente colocando fogo”, diz Lula sobre incêndios ao redor do país
Enviado por alexandre em 25/08/2024 19:23:40


Marina Silva ao lado do presidente Lula. Foto: Divulgação

O presidente Lula visitou a central de monitoramento de queimadas e destacou a gravidade dos incêndios florestais no Brasil, com um foco particular na situação crítica em São Paulo. Durante a visita, ele afirmou que “tem gente colocando fogo, sobretudo em São Paulo”, sublinhando a necessidade urgente de uma ação coordenada para enfrentar os incêndios que estão devastando várias regiões do país.

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou da visita e compartilhou com o presidente detalhes de uma recente conversa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ela enfatizou que os incêndios devem ser tratados como uma responsabilidade coletiva, não restrita a um estado ou município específico. “O fogo não é estadual, não é municipal. É para todos nós combatermos”, afirmou a ministra.

A central de monitoramento tem desempenhado um papel crucial na coordenação das ações contra os incêndios, que se intensificaram nas últimas semanas, especialmente na região de São Paulo. O aumento dos focos de incêndio tem gerado grande preocupação entre as autoridades e a população. Medidas emergenciais estão sendo implementadas para controlar as chamas e minimizar os impactos ambientais e sociais.

O governo federal, em colaboração com o estadual, está mobilizando recursos e equipes para enfrentar a crise. A operação inclui o uso de aeronaves, como aviões da Força Aérea Brasileira, e a implementação de várias medidas emergenciais para proteger as áreas afetadas e apoiar os cidadãos impactados pelos incêndios.

Atualmente, o estado de São Paulo conta com 46 municípios em alerta máximo para queimadas e 21 com focos ativos de incêndio. Esses números representam um aumento em relação ao dia anterior, quando eram 36 cidades em alerta e 17 com incêndios ativos. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil atribui a gravidade da situação à baixa umidade do ar e à onda de calor que afeta a região.


Marina diz que PF abriu 31 inquéritos para investigar queimadas Brasil afora


Marina Silva deu entrevista sobre enfrentamento das queimadas no Brasil. Foto: Reprodução

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva contou em coletiva de imprensa neste domingo (25) que, ao menos, 31 inquéritos foram abertos para investigar as queimadas que acontecem na região da Amazônia, Pantanal e interior de São Paulo. No final de semana, ela se reuniu com integrantes do IBAMA e o presidente Lula para discutirem sobre o tema.

“A Polícia Federal Rodoviária, o DENIT, o Ministério da Defesa, Ministério da Marinha e os corpos de bombeiros dos estados e, em alguns casos, as defesas civis. Mas há uma ação também que envolve saúde, que envolve transporte, que envolve energia porque tem desdobramento da estiagem e tem desdobramento da dinâmica do fogo […] Nós já temos a abertura de 31 inquéritos entre Amazônia e Pantanal e, um, dois agora, no estado de São Paulo”, contou.

A ministra também afirmou que está em contato com o governo Tarcísio de Freitas e outros ministros. “Nós já fizemos o deslocamento do CAC390 para que ele possa ajudar no processo de resfriamento, porque tem maior quantidade de volume de água para fazer essa abordagem, mas em função da quantidade de fumaça ele não conseguiu operar”, explicou.

Por fim, Marina afirmou que os esforços são para descobrir quem está por trás das queimadas. “Situação de extremo climático que envolve inclusive a ação criminosa de quem está ateando fogo propositadamente”, finalizou.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia