Coluna Meio Ambiente : Brasil deve reduzir emissões em 92% para contribuir com luta contra crise climática
Enviado por alexandre em 28/08/2024 11:37:22

Fogo em canavial cria nuvem de fumaça às margens da rodovia Anhanguera, próxima a cidade de Orlândia-SP, no dia 19 de agosto de 2024

Para que de fato contribua com a luta global contra as mudanças climáticas, o Brasil precisa adotar ações bastante ambiciosas, o que inclui comprometer-se a emitir somente 200 milhões de toneladas de CO2 equivalente (CO2e) por ano até 2035 e zerar o desmatamento. A meta ideal, apresentada nesta segunda-feira (26) pelas organizações que compõem o Observatório do Clima, representa um corte de 92% em relação a 2005, ano base dos cálculos climáticos e quando o Brasil emitiu 2,4 bilhões de toneladas de CO2e.

 

A meta oficial brasileira, conhecida pela sigla NDC, considera o corte de 48% em suas emissões até 2025 e de 53% até 2030, em relação ao inventário de 2005. Com isso, o Brasil chegará em 2025 emitindo 1,32 bilhão de toneladas de CO2e, e, em 2030, emitindo 1,2 bilhão de toneladas.

 

Segundo as regras do Acordo de Paris, tratado internacional sobre mudanças climáticas do qual o Brasil é signatário, os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) têm até fevereiro de 2025 para apresentarem suas novas metas climáticas.

 

Veja também 

 

Operação Aceiro: Corpo de Bombeiro já realizou mais de 100 ações de conscientização sobre as queimadas no interior

 

Lula comandará reunião sobre queimadas com governadores

A expectativa é que a nova meta oficial brasileira seja apresentada durante a Conferência do Clima deste ano, a ser realizada em novembro próximo, no Azerbaijão. A data exata, no entanto, ainda não foi divulgada pelo governo brasileiro.

 

O objetivo das metas climáticas é limitar o aquecimento global, preferencialmente, até 1,5ºC acima do período pré-industrial. Atualmente, o globo já está, em média 1,1ºC mais quente – ainda sem considerar os recordes de 2024 – e as metas agregadas de todos os países levariam a um aquecimento de, ao menos, 3ºC, caso sejam cumpridas como estão. 

 

o))eco | Jornalismo Ambiental on X: "Brasil deve reduzir emissões em 92%  para contribuir com luta contra crise climática ?? Nova meta climática foi  proposta por organizações da sociedade civil, lideradas pelo @

 

A meta proposta pelo Observatório do Clima foi construída ao longo de vários meses, por dezenas de organizações, e está baseada na melhor ciência disponível. Ela, no entanto, é bem mais ambiciosa do que as metas apresentadas anteriormente pelo governo brasileiro e, provavelmente, também com um nível de ambição maior do que a que será apresentada em breve pelo país.

 

“Colocamos essa proposta na mesa para estabelecer a barra de ambição e dizer ao governo não apenas o que o país precisa fazer, mas principalmente o que tem condições de entregar”, afirma David Tsai, coordenador do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do OC).

 

Observatório do Clima propõe redução de 92% nas emissões até 2035 -  Notícias sobre giro cidades - Giro Marília Notícias

Fotos: Reprodução

 

A meta apresentada pelas organizações fatora a responsabilidade histórica do Brasil e a capacidade de agir, dada pela renda per capita. Atualmente, o Brasil é o sexto maior emissor global de gases estufa.

 

Além da sugestão do corte total nos gases estufa (92% até 2035 com base no inventário de 2005), as organizações da sociedade civil também propõem cortes por tipo de combustível: 80% de redução no uso de carvão mineral, 38% nos derivados de petróleo e 42% no gás fóssil, também até 2035.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“Com essa redução na demanda, estimamos que o país não precise licenciar novos projetos de óleo e gás, cumprindo a recomendação da Agência Internacional de Energia de barrar a expansão de novos empreendimentos fósseis para cumprir o objetivo do 1,5oC”, diz Tsai.

 

Fonte: O Eco

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia