Regionais : SECA HISTÓRICA NO BRASIL AFETA SETORES DA ECONOMIA E BOLSO DO CONSUMIDOR, DIZEM ESPECIALISTAS
Enviado por alexandre em 07/09/2024 10:59:02

Cenário de falta de chuvas incide desde a produção de alimentos até o encarecimento da conta de energia

O atual período de seca é o mais intenso da história do Brasil, segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), e os impactos vão além da questão climática ou efeitos na saúde da população.

 

O cenário inédito visto em diversas regiões do país nas últimas semanas também deve refletir de forma mais imediata no bolso dos consumidores, afirmam economistas ouvidos pela CNN. Entre os principais pontos, se destacam o encarecimento dos alimentos e o aumento da conta de energia.

 

Há também efeitos que devem ser sentidos em horizontes mais longos, como maior pressão na inflação, e consequentemente maior aperto dos juros, em consequência de da falta de oferta e interrupção de operações.

 

Veja também 

 

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,56 bi de valores a receber

 

Dólar cai após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte de juros

A queda na produção de alimentos é um dos sintomas mais visíveis da atual situação de seca. Com menor disponibilidade, a tendência é de encarecimento dos produtos.

 

Seca no Amazonas pode afetar compras de fim de ano - 03/10/2023 - Mercado -  Folha

Foto: Reprodução

 

“O Brasil é um país agrícola, boa parte da oferta dos alimentos de cesta básica depende de condições climáticas regulares, exatamente para não haver redução de oferta e com isso um aumento de preços”, diz André Braz, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV).Segundo Braz, a situação tem maior impacto nas famílias de menor renda, já que grande parte do orçamento deste grupo vai para a compra de alimentos.

 

Com as mudanças climáticas cada vez mais frequentes, a laranja, por exemplo, é um dos alimentos que pode ter os maiores problemas devido à massa de ar quente em grande parte do Brasil, além da banana, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

 

Segundo a companhia, a produção já sofreu elevação de preços devido à baixa quantidade produzida e deve ter este aumento acentuado por conta da irregularidade de chuvas. 

 

Fonte: CNN

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia