Regionais : Golpe da venda de CNH: perfis irregulares prometem documento sem aulas e provas, em diferentes estados
Enviado por alexandre em 07/09/2024 11:08:49

No caso do Rio, Detran identificou condutas suspeitas em nove centros de formação de condutores do estado no ano passado

 Anúncios de falsas autoescolas em diferentes estados do Brasil atraem clientes com a promessa de venda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem que o candidato a motorista passe por aulas ou provas, requisitos exigidos por lei. A venda desse documento é crime, tanto para quem comercializa quanto para os que compram.

 

Essa prática fraudulenta tem se espalhado por redes sociais, com diversas publicações anunciando o suposto serviço. O EXTRA entrou em contato com perfis que fazem esse tipo de divulgação para descobrir como funciona o esquema fraudulento.

 

Em uma pesquisa sobre emissão facilitada de Carteira Nacional de Habilitação, no Facebook, a reportagem identificou oito anúncios que afirmam vender CNHs sem a necessidade de aulas e provas, publicados nos meses de agosto e setembro deste ano.

 

Veja também 

 

Viúva e irmã de homem morto a facadas no litoral de São Paulo se entregam à polícia

 

A explicação do STF que impede criança de receber remédio milionário

Após o contato com todas as páginas responsáveis pelas publicações, quatro confirmaram as informações sobre os serviços fraudulentos. Em contato por meio do WhatsApp com um número da Bahia, por exemplo, a atendente de uma dessas páginas cobrou R$ 2 mil pela emissão de uma habilitação de categoria B. O contato, que não se identificou, disse que atuava no Detran.

 

Conversa com uma atendente da Bahia — Foto: Reprodução/WhatsApp

Foto: Reprodução

 


 

— Nós trabalhamos no administrativo do Detran, onde nos permite facilitar todo processo lhe isentando de se submeter a toda parte burocrática, como provas e aulas — informou ao EXTRA. Para emitir a CNH, ela pediu o adiantamento de 50% do valor cobrado e a documentação do cliente.

 

Fonte: Extra

 

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia