Coluna Internacional : 'Vaticano muçulmano' deverá ser aprovado na capital da Albânia
Enviado por alexandre em 24/09/2024 15:04:25

Haji Edmond Brahimaj Mondi, líder da ordem sufi Bektashi em Tirana

A ordem de muçulmanos sufis chamada Bektashi em breve deverá ter o seu próprio micro-Estado em Tirana, a capital da Albânia.

 

O primeiro-ministro albanês, Edi Rama disse deve transformar a ordem dos muçulmanos num estado soberano para promover "moderação, tolerância e coexistência pacífica".

 

A população albanesa é composta por 50% de muçulmanos, mas apenas 10% deles se identificam como muçulmanos Bektashi. Se o micro-Estado for criado, ele seria comparável ao Vaticano, encravado em Roma (Itália), que possui regime teocrático.

 

Veja também

 

Enteado do rei Charles emite atualização sobre saúde do monarca

 

Hezbollah lança mais de 100 foguetes contra Israel após grande ataque e explosão de pagers

 

A Ordem Bektashi seria capaz de governar questões religiosas e administrativas por conta própria, sem o envolvimento do governo da Albânia

 

"Esse passo histórico visa a reconhecer a ordem Bektashi como um Estado soberano e autogovernado, comprometido em apoiar sua cultura centenária de moderação e envolvimento espiritual. O novo Estado não visará nada além da liderança espiritual", declarou Rama, segundo o "Metro".

 

Liderada por Haiji Edmond Brahimaj Mondi, mais conhecido como Baba Mondi, a ordem Bektashi, que remonta ao século XIII, está sediaa em Tirana desde os anos 1930. No mundo, estima-se que haja 20 milhões de adeptos da Bektashi.

 

Haji Edmond Brahimaj Mondi, líder da ordem sufi Bektashi em Tirana — Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Os sufis são os praticantes do sufismo, uma das dimensões místicas do Islã. Os fiéis buscam uma relação direta com Deus, por meio de práticas espirituais como o "zikr" (lembrar-se de Deus), orações e jejuns. Uma característica do sufismo é a preparação dos seus adeptos para a "grande jihad", que é a luta contra si mesmo, contra o egoísmo e as ilusões.

 

Fnte: Extra

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia