Números constam em estudo divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico
Estudo divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que, se o Brasil retomar o horário de verão, os consumidores brasileiros podem ser beneficiados com uma economia de até R$ 1,8 bilhão a partir de 2026. Já os impactos para 2024 e 2025 foram avaliados em cerca de R$ 400 milhões.
No estudo do ONS, a volta do horário de verão poderia trazer uma redução de até 2,9% da demanda por energia nos horários de pico de consumo de energia.
Na última semana, o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira disse que já tinha conversado com Lula sobre o tema e que uma decisão seria tomada em breve. Ele afirmou ainda que a recomendação pela volta do horário de verão levou em conta critérios técnicos e científicos.
– Hoje, não temos problema de geração de energia, mas temos um momento do dia, entre 18h e 21h, que temos que despachar quase na totalidade o nosso parque térmico. E isso custa mais e estressa mais o sistema. Então, temos que considerar a economia para o consumidor e a confiabilidade do sistema – ressaltou.