Coluna Qualidade de Vida : Como congelar alimentos com segurança
Enviado por alexandre em 27/09/2024 10:05:00

Especialistas dão dicas do que pode – ou não – ser congelado e em quanto tempo deve ser feito o consumo

Você é daquelas querefere cozinhar de uma vez e congelar alimentos para vários dias? Já deve ter rolado a dúvida do que pode ser congelado e em quanto tempo deve ser consumido.

 

Para acabar com essas questões , CLAUDIA ouviu duas especialistas no assunto – a nutricionista Thays Pomini e a nutróloga Sylvia Ramuth – e te traz as respostas.

 

Veja também 

 

BUMBUM PARA JOGO! CINCO POSIÇÕES PARA DEIXAR O SEXO ANAL ALUCINANTE

 

Pesquisa revela maior interesse por ménage; veja posições para testar

 

 QUAL TEMPERATURA CONGELAR ALIMENTOS?

 


Elas contam que a temperatura ideal para congelar alimentos é -18°C , ou ainda menos – e esse número deve ser mantido durante todo o período de armazenamento no freezer.

 

COMO CONGELAR VEGETAIS E LEGUMES?

 


Primeiro, é preciso que estes ingredientes estejam frescos e sejam de boa qualidade. “Deixe de molho com hipoclorito de sódio, lave bem em água corrente e retire as partes não comestíveis. Então faça o branqueamento : mergulhe os vegetais em água fervente por um curto período de tempo e, em seguida, resfrie-os rapidamente em água gelada. Esse processo ajuda a preservar a cor, o sabor e os nutrientes. O cozimento e o corte dos legumes são opcionais, o branqueamento é suficiente para preservar sua qualidade”, conta Thays.

 

Uvas congeladas podem servir como petisco para as crianças em dias quentes, substituindo sorvetes

 

Em seguida, vegetais e legumes devem ser bem secos , para evitar a formação de cristais de gelo na hora de congelar. “Embale-os em sacos plásticos próprios para congelamento ou em recipientes herméticos, retirando o máximo de ar possível”, recomenda Sylvia, diretora técnica da rede Emagrecentro .

 

O que não pode ser congelado?Mas nem tudo deve ser congelado , pois a qualidade é comprometida: alface, pepino, tomate cru, ovos cozidos com casca, maionese ou molhos à base de ovos, frutas com alto teor de água como melancia e melão, laticínios e alimentos fritos (pois perdem a crocância) devem ser consumidos o quanto antes. “Leite pode ser congelado, mas perde a textura homogênea”, alerta a nutricionista.

 

Uma vez congelados, é preciso ficar atenta à validade. “Carnes, sopas, arroz, feijão e peixes duram de 2 a 3 meses congelados. Sobras de pizza e massas, de 1 a 2 meses; frangos e aves, de 3 a 4 meses”, explica Thays.

 

Como organizar a geladeira

Fotos: Reprodução

 

Uma dica é dividir vegetais e legumes em porções para o consumo e etiquetar o que está sendo congelado com a data, para ter uma ideia da validade deles. No caso de marmitas, que levam diferentes ingredientes, a recomendação de consumo é em até 2 meses.

 

“Algumas frutas podem ser congeladas para evitar a compra de sorvetes em casa. As uvas congeladas, por exemplo, ficam como pequenas bolinhas de sorvete e são refrescantes e crocantes. Outra opção é congelar fatias de banana. É uma forma divertida e saudável de aproveitar frutas e ainda ter um petisco gelado quando o clima está quente para a criançada”, indica a nutróloga.As profissionais são unânimes ao dizer que o ideal é descongelar os alimentos na geladeira de um dia para o outro, pois isso impede o crescimento de bactérias.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

“Outra opção é utilizar o micro-ondas em modo descongelamento, mas é preciso ter cuidado para não cozinhar o alimento. Nunca descongele alimentos em temperatura ambiente, pois isso aumenta o risco de proliferação de bactérias”, ensina Thays. 

 

Fonte: Revista Veja

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia