O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira (22), sobre chuvas intensas e ventos fortes que devem afetar 10 estados brasileiros. O aviso, que classifica a gravidade em níveis, indica que Goiás, Acre, oeste do Amazonas e o Distrito Federal estão sob nível laranja, um dos mais críticos, que aponta para riscos elevados, apenas abaixo do nível vermelho.
O alerta para chuvas intensas será válido até as 10h de quarta-feira (23). Os estados em nível laranja podem esperar chuvas entre 30 e 60 mm/h, acompanhadas de ventos que variam entre 60 e 100 km/h. O Inmet ressalta os potenciais riscos, incluindo cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Por outro lado, Roraima, Rondônia, partes centrais do Amazonas, Mato Grosso e uma pequena área de Belo Horizonte, São Paulo e Mato Grosso do Sul estão em alerta amarelo, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h.
Além das chuvas, o Inmet prevê a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que se desenvolverá na noite de quarta-feira (23) e na madrugada de quinta-feira (24). Esse fenômeno meteorológico resultará em áreas de instabilidade, provocando pancadas de chuva no oeste do Paraná e no centro-oeste do planalto sul de Santa Catarina.