Alimento é um dos mais consumidos pelos brasileiros
No dia 25 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Macarrão, um dos pratos mais apreciados no mundo. Porém, apesar de sua popularidade, o macarrão muitas vezes é visto como um vilão nas dietas, isso porque ele possui uma alta quantidade de carboidratos.
Carboidratos são macronutrientes energéticos. Ou seja, são fonte de energia para o corpo. E eles podem ser classificados entre vários tipos, inclusive os saudáveis.
O macarrão se encaixa na lista de carboidratos simples, ou seja, se consumidos em quantidade exagerada, podem auxiliar no processo de ganho de peso, por que as moléculas no corpo são digeridas rapidamente.
Mas o macarrão não é, por si só, um alimento prejudicial à saúde. O segredo está na escolha dos ingredientes e no equilíbrio ao consumir, pois nenhum alimento isolado é capaz de emagrecer ou engordar.
A pessoa não engorda comendo um prato de macarrão uma vez ou outra, assim como não emagrece se comer salada só uma vez por semana ou fazer exercício só de vez em quando.
A nutricionista Fernanda Larralde, da rede Bio Mundo, diz que optar por versões integrais ou feitas com farinhas de leguminosas, como grão-de-bico e lentilha, é uma excelente maneira de manter a refeição mais nutritiva, rica em fibras e com baixo índice glicêmico. Essas alternativas ajudam na saciedade, regulam o funcionamento do intestino e evitam picos de açúcar no sangue, algo que o macarrão tradicional, feito de farinha branca, pode ocasionar quando consumido em excesso.
A simplicidade do macarrão, ao lado de sua versatilidade, é o que o torna tão especial. Desde receitas familiares, passadas de geração em geração, até criações gastronômicas inovadoras, o macarrão tem a capacidade de se adaptar a diferentes culturas, sem perder sua essência.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o Brasil é o terceiro maior produtor de massas do mundo, ficando atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. A pesquisa ainda mostrou que cada brasileiro consome, em média, seis quilos de macarrão por ano e quase metade da população inclui esse alimento em sua rotina semanal.
Esses números revelam a importância da massa na dieta do brasileiro, que a associa não apenas ao valor nutritivo, mas também ao conforto emocional de uma boa refeição.
Além disso, há outras variações que podem ser exploradas para quem busca uma alimentação leve e saudável, como o macarrão de abobrinha, também conhecido como “zoodles”.
– O macarrão de vegetais é uma ótima opção para quem deseja reduzir a ingestão de carboidratos sem abrir mão de uma refeição saborosa. A abobrinha, por exemplo, é rica em fibras, tem poucas calorias e é uma excelente fonte de vitamina A e C – destaca a nutricionista.
Para celebrar o Dia do Macarrão de uma forma nutritiva e deliciosa, Fernanda Larralde sugere uma receita simples e prática de macarrão de abobrinha com molho de tomates frescos.
Receita de Macarrão de Abobrinha com Molho de Tomates Frescos
Ingredientes:
• 2 abobrinhas médias
• 4 tomates maduros
• 2 dentes de alho picados
• 1 colher de sopa de azeite de oliva
• Sal e pimenta a gosto
• Manjericão fresco a gosto
Modo de preparo:
1. Com um espiralizador ou cortador de legumes, faça tiras finas de abobrinha, formando o macarrão. Reserve.
2. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar.
3. Adicione os tomates picados e cozinhe até que eles desmanchem, formando um molho.
4. Tempere com sal, pimenta e manjericão.
5. Misture o macarrão de abobrinha ao molho e sirva imediatamente.