Um quadro criado por um robô com ajuda de inteligência artificial (IA) deve ser arrematado por cerca de R$ 700 mil num leilão nesta semana na tradicional casa Sotheby's.
A obra "A.I. God. Portrait of Alan Turing (2024)" é de autoria da robô Ai-Da e foi executada neste ano.
Quem está por trás do trabalho de Ai-Da Robot é o galerista britânico Aidan Meller.
Veja também
Kindle da 11ª geração ainda vale a pena?
Empresa diz ter criado maneira de nos comunicarmos através dos sonhos
"Todos os maiores artistas, se você olhar para o passado, são aqueles que realmente ressoam com as mudanças e transformações na sociedade e exploram isso por meio de suas obras de arte. Então, qual melhor maneira de fazer isso do que... realmente ter uma máquina produzindo a obra de arte", disse ele à CNN.
Retrato de Alan Turing, pelo robô Ai-Da
(Foto: Divulgação/Sotheby’s)
A pintura a ser leiloada retrata Alan Turing, o matemático inglês e criptoanalista da Segunda Guerra Mundial que é lembrado como um pioneiro em IA e ciência da computação. Em 1952, Turing foi processado por atos homossexuais, uma infração criminal na época, e escolheu ser castrado quimicamente em vez de cumprir pena de prisão. Ele morreu dois anos depois de envenenamento por cianeto, num incidente que à época foi classificado como suicídio, embora dúvidas permaneçam.
Ai-Da Robot durante o seu processo criativo
(Foto: Divulgação/So)
Apesar das grandes realizações, Turing nunca foi totalmente reconhecido no Reino Unido durante a sua vida, exatamente por ser homossexual e porque grande parte de seu trabalho foi coberto pela Lei de Segredos Oficiais.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Ai-Da, que foi designada como gênero feminino, pinta e desenha usando câmeras em seus olhos e braços robóticos. Ela geralmente é mostrada usando uma peruca curta e escura, ao estilo chanel, e frequentemente aparece com macacão jeans.
Fonte: Extra