O governo da Índia anunciou que concluiu com sucesso o primeiro teste de seu míssil hipersônico de longo alcance. Este é o primeiro armamento do tipo desenvolvido pelo país, um dos poucos do mundo a também contar com armas nucleares.
A declaração, feita pelo ministro da defesa indiano, ocorreu poucos dias depois da China exibir seus últimos avanços na aviação militar. Os dois países fazem fronteira e são rivais históricos na região.
Os mísseis hipersônicos de longo alcance são considerados uma nova fronteira tecnológica porque voam em baixa altitude e são mais difíceis de detectar que os mísseis balísticos. Estas armas ainda podem atingir seus alvos com uma velocidade maior e até mesmo mudar de alvo em pleno voo.
Veja também
Cientista brasileiro viajará ao espaço em busca da cura do autismo e do Alzheimer
Brasilienses vão representar o país em campeonato de robótica nos EUA
Estados Unidos, Rússia, China e Coreia do Norte já testaram mísseis hipersônicos no passado e vários países estão desenvolvendo essa tecnologia. O ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, comemorou o resultado do teste e afirmou que “este é um momento histórico e esta conquista significativa colocou o país no grupo de nações selecionadas com capacidades de tecnologias militares tão críticas e avançadas”.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O voo de teste ocorre dias depois da China exibir suas crescentes capacidades de aviação em um show aéreo, com o caça furtivo J-35A e drones de ataque exibidos. De acordo com a mídia estatal chinesa, isso incluiu a estreia do sistema de mísseis terra-ar HQ-19, projetado para interceptar mísseis balísticos e veículos planadores hipersônicos.
Fonte: Olhar Digital