Regionais : Flaviano Melo: ex-governador, prefeito e deputado do Acre morre aos 75 anos em São Paulo
Enviado por alexandre em 20/11/2024 21:48:19



Flaviano vinha enfrentando uma forte pneumonia desde o início do mês e teve que ser trasferido para SP em uma UTI Aérea

Infecção e complicações cardíacas levaram ao falecimento de Flaviano Melo

Com carreira marcada por contribuições ao Acre e ao Brasil, Flaviano deixa legado na política e na engenharia.

O político acreano Flaviano Melo faleceu nesta quarta-feira (20), aos 75 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 6 de novembro para tratar um quadro de pneumonia e passou por um cateterismo na última semana. Apesar de a infecção ter sido considerada controlada, não foi completamente combatida, e seu estado de saúde agravou-se nos últimos dias.

Na manhã desta terça-feira (19), o estado do ex-deputado federal foi classificado como grave, e, conforme familiares, inspirava muitos cuidados. O falecimento foi confirmado nesta tarde, após a equipe médica constatar morte cerebral e desligar os aparelhos.

Trajetória política: de prefeito de Rio Branco a senador e deputado federal — Foto: Arquivo pessoal

Trajetória na política e na engenharia

Flaviano Melo formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Barra do Piraí (atual UGB) e pela Universidade do Estado da Guanabara. Durante sua carreira como engenheiro, trabalhou em grandes projetos, como a construção da Ponte Rio-Niterói (1973-1974) e na construtora Mendes Júnior (1975-1983).

A transição para a vida pública ocorreu em 1969, quando se filiou ao MDB. Em 1980, com a reabertura política, integrou-se ao PMDB. Nomeado prefeito de Rio Branco em 1983 pelo governador Nabor Júnior, Flaviano ganhou destaque e foi eleito governador do Acre em 1986.

Trajetória política: de prefeito de Rio Branco a senador e deputado federal.

Como governador, enfrentou desafios administrativos e consolidou sua presença na política acreana. Eleito senador em 1990, tentou retornar ao governo estadual em 1994 e 2002, mas foi derrotado. Voltou a ocupar cargos de relevância como deputado federal em 2006, sendo reeleito em 2010 e 2014.

Legado e despedida

Figura histórica no cenário político do Acre, Flaviano Melo é lembrado pela sua persistência, visão administrativa e habilidade em manter relações políticas em diferentes épocas. Ele deixa esposa, filhos, netos e uma trajetória marcada por dedicação ao estado e ao país.

A família ainda não divulgou informações sobre o velório e sepultamento.

Família de Flaviano Melo informa chegada do corpo em Rio Branco e detalhes do velório



Flaviano Melo faleceu neste sábado, 20, aos 75 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo

A cerimônia deverá acontecer ainda na noite de sexta-feira, 22, e se estender até sábado, 23, quando será realizado o sepultamento no Cemitério São João Batista

Com Gazeta

A família do ex-governador do Acre, Flaviano Melo, informou que o corpo do político será trazido de São Paulo para Rio Branco na próxima sexta-feira, 22, com chegada prevista para as 22h.

O velório de Flaviano Melo, presidente do MDB no Acre, ocorrerá no Palácio Rio Branco, um espaço simbólico e histórico da política estadual. A cerimônia deverá acontecer ainda na noite de sexta-feira, 22, e se estender até sábado, 23, quando será realizado o sepultamento no Cemitério São João Batista, no jazigo da família, onde repousa seu avô paterno, Flávio Baptista.

Os dois filhos de Flaviano Melo, Leonardo e Marcelo Melo, que moram em Toronto, no Canadá, virão para Rio Branco, para o velório e sepultamento do pai.

Flaviano Melo faleceu neste sábado, 20, aos 75 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após uma internação de mais de 10 dias devido a complicações de saúde.

Gladson decreta luto oficial de três dias pela morte de Flaviano Melo

Em nota publicada nas redes sociais, Gladson destacou a trajetória de Flaviano Melo e expressou profundo pesar pela perda

O governador do Acre, Gladson Cameli, decretou luto oficial de três dias, a partir desta quarta-feira, 20 de novembro, em sinal de respeito pela morte do ex-governador Flaviano Baptista de Melo, aos 75 anos.

Flaviano faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após enfrentar complicações de saúde, incluindo uma pneumonia, que o havia levado a ser transferido para a capital paulista no início de novembro.

Nascido em Rio Branco, Flaviano era filho de grandes nomes políticos, Dona Laudi e o ex-deputado Raimundo Melo. Ele dedicou sua vida pública ao MDB e ao desenvolvimento do Acre, ocupando cargos importantes ao longo dos anos. Entre as funções que exerceu estão as de ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-prefeito de Rio Branco.

Em nota publicada nas redes sociais, Gladson destacou a trajetória de Flaviano Melo e expressou profundo pesar pela perda, ressaltando a importância de Flaviano para a política local e a sociedade acreana.

O governo também prestou condolências à esposa, Luciana Videl, aos filhos Leonardo e Marcelo, e a todos os familiares. Cameli, que também destacou o impacto de Flaviano na história do Acre, enviou palavras de conforto aos entes queridos do ex-governador.

“Que Deus fortaleça os corações de todos os que o amavam e conceda conforto diante dessa grande perda, com a certeza de que Flaviano agora descansa em plenitude nos braços do Criador”.

Veja nota na íntegra:


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia