O uso da inteligência artificial abriu uma série de novas possibilidades para a ciência. A IA tem sido utilizada para avanços nas mais diversas áreas, embora também desperte um certo temor em função das incertezas sobre os limites desta tecnologia.
De qualquer forma, esta ferramenta parece ter chegado para ficar e tem sido uma grande aliada de cientistas do mundo todo. Mas será que a IA poderia ganhar um Prêmio Nobel?
A IA geralmente faz essas descobertas por meio de um processo de triagem sistemática de diferentes possibilidades. No entanto, isso não envolve a criatividade, característica muitas vezes levada em conta na hora de conceder um prêmio.
Veja também
Ciência acha cura para doença de pele mortal
Pesquisadores da FVS-RCP apresentam 14 trabalhos científicos durante o 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia
Por isso, alguns cientistas destacam que seria necessário que as máquinas fossem capazes de gerar hipóteses científicas com alto grau de autonomia. Além disso, a IA poderia testar sua teoria e nos apresentar os resultados em nosso próprio idioma?
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Para responder estas questões, um grupo de pesquisa internacional criou um sistema capaz de realizar uma investigação científica e até mesmo escrever um artigo científico descrevendo os resultados. Aparentemente, a inteligência artificial tem todas as potencialidades necessárias para ganhar um Nobel, mas isso vai depender dos critérios estabelecidos pelos humanos.
Fonte: Olhar Digital