No Brasil, houve um aumento do número de número de católicos que frequentam igrejas evangélicas. Eles passaram a frequentar cultos por gostarem dos louvores ou em razão de terem sido convidados por amigos evangélicos, entre outros fatores.
Uma mulher, de 55 anos de idade, disse à Folha de S.Paulo, de onde são as informações, que é católica e gosta de frequentar missas, mas também admira a forma como os evangélicos louvam e oram. Identificada como Cláudia, ela é moradora do Rio de Janeiro.
– Eu gosto de frequentar a missa, mas não qualquer missa, com qualquer padre. Tem um padre de uma igreja que gosto de ir que é jovem, ele faz uma homilia maravilhosa e canta maravilhosamente bem. Ele se assemelha muito a um pastor de uma igreja evangélica. Acontece que eu também adoro o louvor da igreja evangélica, a forma como eles louvam, a forma como eles oram – comentou.
Embora estejam abertos ao meio evangélico, muitos católicos não se convertem. Isso pode indicar que os dois grupos estão mais próximos.
O Censo de 2010 apontou que, no Brasil, 64,6% da população é católica e 22,2% é evangélica. No entanto, uma pesquisa divulgada com base também no Censo 2010 do IBGE apontou que o número de evangélicos aumentou cerca de 61,5% em dez anos, somando 16 milhões de novos fieis.
Já o número de católicos no país apareceu em queda. Cláudio Dutra, pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), falou em “declínio acentuado da população católica no Brasil”.
– Temos notado um declínio acentuado da população católica no Brasil, e essa é uma tendência observada nos Censos de 1991, 2000 e 2010″.