Brasil : Cruzeiro do Sul (AC) é a capital nacional da farinha de mandioca
Enviado por alexandre em 27/12/2024 00:22:52

Fabricação de farinha de mandioca: Cruzeiro do Sul é a capital nacional do produto (Foto: Marcos Vicentti/Secom Governo do Acre)
Fabricação de farinha de mandioca: Cruzeiro do Sul é a capital nacional do produto (Foto: Marcos Vicentti/Secom Governo do Acre)
Da Agência Câmara

BRASÍLIA – O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.051/24 que confere à cidade de Cruzeiro do Sul (AC) o título de Capital Nacional da Farinha de Mandioca. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (23), a nova lei tem como objetivo reconhecer a importância histórica e cultural da produção de farinha de mandioca na região.

A norma tem origem no Projeto de Lei 4174/23, do senador Alan Rick (União-AC), aprovado pela Câmara em agosto e pelo Senado em dezembro. Em sua justificativa, o autor do projeto destaca que a produção de farinha de mandioca é uma tradição que remonta aos povos indígenas da região e garante a preservação de sabores e técnicas artesanais transmitidas de geração em geração.

Cruzeiro do Sul, com cerca de 91 mil habitantes, é um importante centro econômico da região do Vale do Juruá, e a mandioca desempenha papel fundamental na alimentação local. Além de ser a base de diversos pratos típicos, como o pirão e a farofa, a farinha produzida na cidade tem qualidade reconhecida, sendo vendida para outros estados.

A farinha artesanal, com sua cor amarela e textura macia, já conta com o selo de indicação geográfica (IG), concedida em 2017 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia