O ex-presidente Jair Bolsonaro contratou o advogado Celso Vilardi para reforçar sua defesa no inquérito do golpe no Supremo Tribunal Federal (STF). O criminalista tem bom trânsito na Corte e aliados do ex-mandatário apontam que a escolha do novo defensor é um recado aos ministros.
Segundo a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, a contratação de Vilardi é uma tentativa de hastear uma bandeira branca ao Supremo. Aliados do ex-presidente acreditam que a estratégia é tentar adotar um tom de diálogo e de menos embate com os magistrados.
A mudança de postura ocorre em meio a uma provável denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e depois de a Corte rejeitar dois pedidos de sua defesa para afastar Alexandre de Moraes do inquérito do golpe.
Bolsonaro já foi advertido por seus advogados sobre a necessidade de mudar a estratégia. Seus defensores pediram uma moderação nos discursos que envolvem o Judiciário e seus integrantes, mas o ex-presidente costuma não seguir a orientação.
Ele já sinalizou publicamente que não vai entrar em confronto com a Corte. “Eu respeito e seguirei respeitando o STF”, disse o advogado em entrevista nesta quinta (9).