Justiça : JUSTIÇA
Enviado por alexandre em 01/04/2012 10:36:44



Magistrados de Rondônia prestigiam palestra da corregedora do CNJ


Magistrados de Rondônia representaram o Poder Judiciário na palestra da corregedora do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, nesta sexta-feira, dia 30, no auditório da OAB, em Porto Velho. Na ocasião o desembargador Marcos Alaor Diniz Grageia foi convidado para a mesa de autoridades, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que se encontra em viagem para o encontro de presidentes de tribunais, em Manaus, evento no qual a ministra também esteve.

Os desembargadores Paulo Mori, Sansão Sandanha, Alexandre Miguel e os juízes auxiliares, Edenir Rosa, Úrsula Souza e Guilherme Baldan também assistiram à palestra. Com o tema "A Competência do Conselho Nacional de Justiça", a ministra fez um histórico do Poder Judiciário até a criação do CNJ, evidenciando o papel do conselho para melhorar a gestão dos tribunais e atuação de seus magistrados. "A ideia não é desmoralizar o Poder, mas melhorar a gerência", destacou.

Eliana Calmon defendeu a formação eclética do CNJ, composto por representantes do judiciário( desde juizes do primeiro grau a a ministros do Supremo) advogados, representantes do Ministério Público, entre outros, como forma de atender os interesses sociais.

A ministra aproveitou ainda para explicar as declarações que fez recentemente sobre a magistratura. Para ela, muitas vezes suas falas são tidas como polêmicas, por serem interpretadas fora do contexto. "O que eu disse ofende apenas meia dúzia de magistrados, pois a maioria é honesta e tem boa conduta. Sempre fui magistrada de carreira, não sou algoz. Estou defendendo os bons juízes, para que tenham tranquilidade para julgar com independência", justificou.

TJ de portas abertas

Os magistrados de Rondônia tiveram um momento reservado com a ministra na sala da presidência da OAB para agradecer a atenção que a corregedora sempre teve para com o Estado e abriram as portas do Tribunal de Justiça para uma nova visita da corregedora. Os desembargadores Paulo Mori e Sansão Saldanha, que também já passaram pela corregedoria do TJRO, cumprimentaram a ministra pelo trabalho a frente da corregedoria do CNJ, sobretudo por cumprir o papel de orientar os tribunais. O desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia entregou a Eliana Calmon, uma lembrança de Rondônia, a réplica da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, presente que a corregedora muito apreciou.


Autor: TJ

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia