Justiça : JOGO SUJO
Enviado por alexandre em 20/04/2012 19:00:24



A midia já não ganha eleições, mas busca seus dividendosPor Zizo Mamede

ImageO jogo eleitoral não é limpo, não é leve. Principalmente por parte daqueles que tratam exclusivamente do poder em si e da política para si. Anote-se neste rol grande parte dos candidatos, dos empreiteiros, da mídia, dos jornalistas, dos radialistas. Muitos fazem das eleições um negócio e um meio de vida, sem o mínimo escrúpulo. No vale tudo para passar a perna na população agenciam os mais variados expedientes para lograr êxito nas suas trapaças.

As exceções salvam a regra, mas já começou a corrida dos lacaios de plantão, com pesquisas, enquetes, silêncios e factóides para deturpar o processo eleitoral. Num país onde impera a impunidade e a lentidão da Justiça, o risco dos deturpadores da mídia vale à pena porque os reparos feitos tardiamente não corrigem os efeitos imediatos das maldades efetuadas durante os pleitos eleitorais.

Em nível de Brasil, o fenômeno Lula da Silva já derrotou a mídia francamente conservadora e elitista, mas nunca faz mal lembrar como a Rede Globo interferiu nas eleições nacionais de 1989. Primeiro quando divulgou amplamente as imagens dos seqüestradores do empresário Abílio Diniz, vestidos com camisetas da campanha de “Lula lá”, sendo conduzidos pela polícia paulista, no Governo do PMDB. A Globo fez uma cobertura jornalística associando os bandidos à campanha do PT. Já na edição do debate no segundo turno naquela mesma eleição, a Rede Globo pinçou os piores momentos de Lula e os melhores momentos de Collor e levou ao ar exaustivamente uma peça eleitoral com carimbo de jornalismo.

Este ano não vai ser diferente. Em todos os municípios. Calúnias serão feitas, abertas ou subterrâneas. Enquetes serão deturpadas. Pesquisas serão montadas. Tudo para beneficiar os esquemas políticos que se dispõem a pagar pelo trabalho dos mercenários. Mas a eleição é decidida no voto. Pelos eleitores e eleitoras.

Por Zizo Mamede

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia