Justiça : COMBATE
Enviado por alexandre em 18/05/2012 18:38:47



Ouro Preto participa Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000 pela Lei 9.970. com o propósito de congregar a sociedade civil, a mídia e o governo para o enfrentamento desta grave problema brasileiro. A data escolhida é a da morte de Araceli Cabrera, na época com oito anos, violentada e morta de forma hedionda em meio a uma orgia sexual regada a drogas, no Estado do Espírito Santo, crime este ocorrido há 27 anos. Apesar de identificados, os culpados por sua morte nunca foram punidos em função do alto poder aquisitivo de suas famílias.

Com o slogan 'Assuma o seu papel: mais responsabilização diante desse crime', a Campanha em 2012 traz como principal alerta a necessidade de uma maior conscientização da sociedade em prol da defesa dos jovens atingidos e integração entre os órgãos públicos. A Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, mediante articulação da Secretaria Municipal de Ação Social – Semas e com a efetiva participação da Secretaria Estadual de Ação Social através da representação no município e Conselho Tutelar promoveu na manhã desta sexta-feira (18/05) uma passeata.

A concentração começou na Praça dos Migrantes, onde as pessoas partiram em passeata pela Avenida Daniel Comboni até a Rua Gonçalves Dias, em frente à Câmara Municipal. Entre os participantes, estavam o prefeito, Alex Testoni, os deputados estaduais: Jaques Testoni e Marcelino Tenório, além de representantes do Legislativo e Polícia Militar, alunos da rede estadual e municipal de ensino, e servidores do Cras e Creas. A passeata contou ainda com apoio da Polícia Militar Corpo de Bombeiros.


Manifestações como esta se mostram de extrema importância, uma vez que obtendo conhecimento sobre o abuso e a exploração sexual, seus riscos e consequências, tanto para o agressor como para a vítima, a sociedade possa se mobilizar de forma mais efetiva no combate e enfretamento dessa forma de agressão tão crescente e recorrente em nosso Estado, estando este atualmente no topo das denúncias de violência sexual do país. Tendo o município de Ouro Preto registrado um alto índice deste tipo de violência.





Autor: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia