Justiça : CASSADO
Enviado por alexandre em 23/05/2012 21:46:28



Valter Araújo é cassado por falta de decoro parlamentar

O dia 23 de maio de 2012 entra para a história da política rondoniense como a data em que pela primeira vez um deputado estadual teve seu mandato cassado pela casa. Com a cassação do agora ex-deputado Valter Araújo que permanece foragido da justiça e na lista de procurados da Polícia Federal, a Assembleia Legislativa dá uma resposta a sociedade rondoniense sobre os atos de corrupção dentro da casa expostos pela Polícia Federal e Ministério Público durante a operação “Termópilas” no mês de novembro de 2011.



Com a casa de leis lotada pela população que bradava pela cassação de Valter Araújo a votação terminou com dez votos favoráveis a cassação e cinco contra. Os votos foram secretos e depositados em uma pasta improvisada como urna.

ecoro parlamentar, entre eles o mais aguardado, a cassação do mandato de Valter Araújo.

Cabia a cada um dos deputados a mostrar ou não o seu voto, sendo que sete mostraram: Jesualdo Pires, Adelino Follador, Edson Martins, Lorival Amorim, Marcelino Tenório, Ribamar Araújo e Marcos Donadon. Todos pelo sim.

Aos deputados que não mostraram os votos cabiam receber vaias e gritos de protestos das pessoas que lotavam o auditório do plenário, entre os que não mostraram o votos estão Maurão de Carvalho, Luizinho Goebel, Eurípedes Lebrão (vice-presidente da CPP), Jacque Testoni (que apesar de não mostrar o seu voto, disse que votou sim), Luiz Carlos e Glaucione Rodrigues.

A cédula de votação tem apenas as alternativas SIM e NÃO.

Perderam seus mandatos pelo período de trinta dias, os deputados Jean Oliveira e Zequinha Araújo que também foram acusados de envolvimento na Operação Termópilas que culminou na cassação do deputado Valter Araújo. .

Pela maioria dos votos a deputada Ana da 8 teve seu mandato suspenso pelo período de trinta dias. Nesse período a parlamentar será privada de suas remunerações referente ao exercício de deputada estadual.

A deputada e presidente estadual do PT, Epifânia Barbosa ficará suspensa por trinta dias do exercício parlamentar da ALE/RO sem remuneração e verba indenizatória. Também ficará na mesma situação o deputado Euclides Maciel. Outro deputado que ficará sem mandato por trinta dias é o parlamentar Flávio Lemos.

RONDONIAOVIVO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia