Mais Notícias : Congresso começa a organizar
Enviado por alexandre em 22/07/2010 19:10:01



Congresso começa a organizar cerimônia de posse do novo presidente da República

Trabalhar pensando em todos os detalhes para evitar qualquer imprevisto. Essa é a missão que diversos setores do Senado Federal receberam no dia 12 deste mês, quando o presidente José Sarney assinou o ato de número 238/10. O documento - que designa a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra Nascimento, coordenadora no Congresso das atividades relacionadas à cerimônia de posse do presidente e do vice-presidente da República - apesar de conter poucas palavras, requer muita ação.

Apesar de a cerimônia oficial da posse do novo presidente da República e do seu vice estar prevista somente para o dia 1º de janeiro do próximo ano, os trabalhos para que tudo transcorra de acordo com o planejado já iniciaram. Até a data agendada, praticamente todos os setores do Senado Federal estarão envolvidos em atividades relacionadas ao evento. Enganam-se os que pensam que a tarefa de Cláudia Lyra é apenas assessorar a Mesa do Congresso durante a sessão de posse.

- O número de atribuições e tarefas é muito grande e precisa ser dividido - explicou Cláudia Lyra em entrevista que concedeu à Rádio Senado.

Não vai faltar trabalho, por exemplo, para a Secretaria Geral da Mesa, para a Diretoria Geral, para a Secretaria de Relações Públicas, para o Cerimonial e a Assessoria de Relações Internacionais da Presidência do Senado, para todos os veículos da Secretaria de Comunicação Social, para a Polícia Legislativa, a Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Gráfica) o Prodasen, e para as secretarias de Administração de Contratações, de Patrimônio e de Engenharia.

- Temos um trabalho bastante diversificado que é realizado antes, de forma prévia, e também durante a sessão solene do Congresso Nacional. Temos inclusive que atuar na prevenção, mantendo profissionais de plantão para eventuais problemas que possam ocorrer com eletricidade, iluminação e ar-condicionado. Também destacaremos equipes de serviços gerais, ascensoristas, para o fornecimento de água e profissionais da limpeza - explicou Cláudia Lyra.

Os convites para a solenidade serão impressos na Gráfica do Senado. Além das autoridades habituais, alguns convidados específicos somente serão enumerados pelo presidente e vice-presidente eleitos. O serviço médico também funcionará em regime de plantão durante a sessão, da mesma forma que o Prodasen manterá equipes preparadas para solucionar problemas que atinjam a rede de computadores da Casa. Os veículos de comunicação do Senado cobrirão a solenidade.

O rito da sessão deverá ser o seguinte: abertura pelo presidente da Mesa do Congresso, senador José Sarney e execução do Hino Nacional. Em seguida, o 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), lerá o termo de posse que será assinado pelo presidente eleito, pelo seu vice e pelos demais parlamentares integrantes da Mesa. Sarney declarará empossados o presidente e o vice, e passará a palavra para o presidente eleito. O último a se pronunciar antes do encerramento da sessão será o senador José Sarney.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia