Regionais : Atuação do MPRO resulta na condenação de envolvido na morte do advogado Orli Rosa
Enviado por alexandre em 29/07/2010 00:14:02



Atuação do MPRO resulta na condenação de envolvido na morte do advogado Orli Rosa


O Ministério Público de Rondônia obteve a condenação de um dos envolvidos na morte do advogado Orli Rosa, em sessão da 1ª Vara do Tribunal do Júri, realizada na segunda-feira (26/7), em Porto Velho. O crime ocorreu no 28 de novembro de 2006. De acordo com testemunhas, dois homens invadiram a residência do advogado, no município de Buritis, e dispararam diversos tiros contra ele, na frente de sua família.
A sustentação do Ministério Público, feita em plenário pelo Promotor de Justiça Marcelo Lincoln Guidio, foi aceita pelo Tribunal do Júri, condenando o réu Belarmino Galvane Gama, o Alemão, a oito anos de reclusão a ser cumprida em regime semi-aberto.
Alemão foi o intermediador entre o mandante do crime e os pistoleiros-executores. Ele forneceu a motocicleta e uma arma utilizada na ocasião, além de ter, posteriormente, levado o dinheiro do pagamento para os executores.
Os jurados decidiram, por maioria, que o acusado concorreu para o crime de homicídio qualificado pela paga, rejeitando a tese principal da defesa de negativa de participação, bem assim acatando o pedido do Ministério Público de exclusão da qualificadora do recurso que impossibilitou a defesa. Decidiram também que a participação do acusado no crime foi de menor importância, atendendo o pedido do Ministério Público e a tese defensiva alternativa nesse sentido.
O assassinato do advogado Orli Rosa teve grande repercussão à época. A seccional de Rondônia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) lamentou o fato e cobrou “rigorosas providências das autoridades policiais no sentido de elucidar o crime”. Um dos primeiros advogados a se instalar em Buritis, Orli Rosa já havia sofrido ameaças de morte por causa das ações trabalhistas em que defendia trabalhadores.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia