Justiça : SÃO TOMÉ
Enviado por alexandre em 17/07/2012 18:00:22



MPF recomenda que Secretaria de Saúde inspecione todos os hospitais de Rondônia

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que os usuários dos serviços hospitalares públicos e privados são considerados consumidores e, portanto, têm direitos básicos que precisam ser garantidos. Um destes direitos é o acesso à informação sobre os riscos de infecção hospitalar. Em Rondônia não há divulgação destes indicadores, o que prejudica o direito do consumidor de escolher o hospital público ou privado no qual busca atendimento.
Para garantir os direitos do consumidor, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para que adote três providências: constitua uma comissão e mantenha programa de controle de infecções hospitalares em todos os hospitais de sua responsabilidade; faça inspeção sanitária em todos os hospitais existentes em Rondônia para avaliação da qualidade das ações de controle de infecção hospitalar; e faça a divulgação, em seu sítio na Internet, de todos os indicadores epidemiológicos.
A procuradora da República Lucyana Pepe informa que todos os hospitais do país são obrigados a manter um programa de controle de infecções hospitalares e constituir comissão de profissionais para executá-lo. Ela acrescenta que a Sesau é responsável por acompanhar, controlar e avaliar estas ações de prevenção e controle em Rondônia, bem como divulgar os indicadores epidemiológicos de infecção hospitalar da rede de hospitais existentes.
A Sesau tem 90 dias para cumprir a recomendação do MPF e, caso não cumpra, poderá sofrer medidas judiciais ou extrajudiciais.

ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia