Regionais : Produtor de Cacoal se destaca em produção de café Vitória
Enviado por alexandre em 21/04/2010 20:17:41



Produtor de Cacoal se destaca em produção de café Vitória

O café é a cultura mais difundida no estado de Rondônia. É uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias da zona rural. Feito em pequenas glebas, o café seja conilon, vitória é cultivado com baixo nível tecnológico e grande aproveitamento de mão de obra familiar.



Em Cacoal, o produtor Osnivaldo Bessert, morador da Linha 05, lote 19, km 11, convidou nesta terça, 20, o ex-secretário de agricultura, José Valterlins Calaça, para conhecer o resultado do café e da banana prata doada pela secretaria municipal de agricultura no ano de 2007. O resultado surpreendeu tanto Valterlins quanto Marcos Aurélio Barbosa, alunos de Gestão Ambiental que estavam visitando a propriedade. Estas sementes de café foram trazidas pelo ex-secretário, no ano de 2007, da Bahia. Na época, Valter teve que ir e voltar de ônibus para trazer uma quantidade maior de mudas do café vitória aos produtores rurais.



De acordo com o produtor, o grande segredo da alta produção foi o plantio consorciado com a banana e o mamão. Bessert destacou que não investiu nada com tratos culturais. Confessou que quando recebeu as mudas, plantou sem acreditar que o resultado seria surpreendente. O produtor tem em sua propriedade uma diversidade de produção. Além de produzir café, é um forte produtor de banana, mamão e criador de gado leiteiro. Sua produção de banana prata é destinada para Porto Velho e a banana maçã é comercializada nas feiras do município.



“Fiz questão de convidá-lo para ver minha produção antes da colheita. Esta primeira produção, de 02 a 03 anos, que começamos a colher, faz parte do programa de distribuição de mudas de café desenvolvido pela administração da ex-prefeita Sueli Aragão”. Satisfeito com a produção, o produtor estima colher 50 sacas de café em dois hectares, ultrapassando a média de produção.



Cacoal já foi conhecida como a capital do café. Nos dias atuais, mesmo com a queda da produção, o município é o principal centro de comercialização de café em Rondônia. O parque cafeeiro, do estado é da ordem de 284,5 milhões de covas, para uma área de 160,01 mil hectares, incluindo cafezais em produção e em formação. Tradicionalmente a produtividade dos cafezais no Estado de Rondônia é baixa, sendo estimado em 11 sacas por hectare e uma produção de 1,69 milhões de sacas de café beneficiado.



Segundo Valterlins, o resultado da parceria entre a Prefeitura e Ministério da Agricultura, na gestão passada, é o resultado da satisfação do homem do campo. “Entregamos mais de 500 mil mudas de café e 10 mil mudas de bananas, atendendo as 42 associacoes que compõem o setor agrícola do município. Buscamos diversificar a agricultura em nosso município, aumentar a fonte de renda e gerar novas fontes de alimentação para o programa da agricultura familiar” destacou Valterlins.



Autor: Paulo Henrique Silva

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia