Regionais : Notícias de Espigão do Oeste por Salim Sales
Enviado por alexandre em 06/08/2010 21:46:16



Prefeito diz que Espigão já se tornou um canteiro de obras


O prefeito de Espigão do Oeste Célio Renato da Silveira disse em entrevista nesta sexta (06), que o município de Espigão já se tornou um grande canteiro de obras. Segundo o mandatário até o final deste ano, praticamente todas as pontes de madeira serão substituídas por galerias dentro do município, grande parte da rede de saneamento básico ficará pronta e ainda, os mais de 7 mil metros de asfalto que estão sendo implantados em praticamente todos os bairros da cidade serão entregues a população.

O prefeito destacou o projeto da rede de saneamento básico que esta sendo construída. De acordo com suas declarações, a obra só esta sendo possível devido sua grande insistência em buscar os recursos na ordem de 8 milhões na capital federal e também seu conhecimento na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Célio disse que por enquanto estão sendo aplicados na rede de saneamento básico, um montante de 3 milhões, as obras estão por enquanto na rua Goiás, ligando os bairros Liberdade e Vista Alegre. “Nosso trabalho é intenso, não estamos terceirizando todas as obras porque a secretaria de obras tem mão-de-obra qualificada, isso significa mais economia nos recursos adquiridos, podendo então aplicá-los em outras áreas no município”, disse Célio.

O prefeito também falou de reformas administrativas, mas não falou sobre possíveis trocas no secretariado. Célio se despediu agradecendo a imprensa, elogiou o trabalho e o desempenho dos profissionais de Espigão e mais uma vez falou que seu mandato será destacado pela lisura e transparência no trato com o erário público.



Incêndio destrói pasto de fazenda na RO 387 sentido Pimenta Bueno



No início da tarde desta sexta (06), parte da pastagem de uma fazenda as margens da RO 387, foi consumida por um incêndio que segundo algumas pessoas que estavam no local, pode ter sido provocado por uma ponta de cigarro aceso.

Dois caminhões do tipo Pipa – um de propriedade do município e outro que presta serviços a secretaria de obras – estavam ajudando no combate as chamas. Segundo funcionários da fazenda o incêndio foi controlado por volta das 13h00, mas grande parte da pastagem as margens da RO 387, foi consumida pelas chamas.

O mês de agosto é um dos meses mais secos do ano. Nossa reportagem procurou informações sobre a quantidade de incêndios registrados pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Pimenta Bueno, mas o Comandante 2º Tenente Fabrício esta de férias e o responsável pela assessoria de comunicação não se encontrava. Segundo fomos informados pelo plantonista que nos atendeu, este é o mês em que a corporação atende o maior número de chamadas, tanto na área urbana quanto rural. Durante a nossa conversa o soldado do fogo nos revelou ter certa “cisma” do mês de agosto, que é o oitavo do ano. “Não sou supersticioso, mas desde que estou na corporação venho observando que muitos acidentes graves ou mesmo algumas das calamidades de que me recordo, atendemos ou assistimos de perto, ocorreram no mês de Agosto”, disse.

O proprietário da fazenda não foi encontrado no local, pois, segundo as pessoas que tentavam eliminar com os focos que ainda insistiam em continuar em troncos e toda sorte de madeira podre no pasto, ele estava em busca de mais pessoas para ajudar no combate as chamas. Não houve informações sobre possíveis vítimas, tanto pessoas quanto perdas de animais. Apenas fomos informados que muitos metros de cerca e arame liso foram bastante danificados pelo fogo.

Lúcia Tereza tem candidatura a deputada estadual deferida na tarde desta quarta


A professora Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, 64 anos, natural de Anhumas no estado de São Paulo, servidora federal do quadro da educação, prefeita de Espigão em três oportunidades e deputada estadual duas vezes, teve na tarde desta quarta (04), sua candidatura rumo a assembléia legislativa de Rondônia deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TER-RO).

Lúcia Tereza disse que é “um importante passo em sua caminhada rumo a assembléia legislativa”. A candidata tem mantido uma agenda bastante corrida, mas tem procurado ouvir os mais diversos líderes dos segmentos sociais de Rondônia, principalmente no que tange o nosso município.

Lúcia Tereza que é professora e sempre fez questão de frisar enquanto ocupava cargos públicos – “estou no cargo, mas sou mesmo professora” – chegou em Rondônia no final dos anos 60 vinda do estado de São Paulo, aqui fixou sua residência, teve seus filhos, Lúcia é mãe de quatro filhos, sendo dois biológicos e dois adotivos, carisma, luta e perseverança fizeram da professora formada no ensino médio, uma experiente política, articuladora e muito capaz. Ultimamente seu ritmo de trabalho vem sendo intensificado a cada dia devido às constantes visitas nos mais de 50 municípios de Rondônia.

O município de Espigão do Oeste esta praticamente há duas décadas sem eleger um representante para ocupar uma cadeira no poder legislativo estadual. Desta vez então, com a Lei Ficha Limpa, muitos candidatos perderam o sono e também a chance de concorrer, isso significa que haverá muito sangue novo, disposição e também mais honestidade e verdadeira vontade trabalhar naqueles que tiveram suas candidaturas deferidas, ou seja, só sobrará realmente quem não deve nada a justiça, pelo menos a eleitoral.


Fonte: Salim Salles

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia