Técnicos da Embrapa/RO serão capacitados na área de café no ES
Os técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – MAPA, campo experimental de Ouro Preto do Oeste, engenheiro agrônomo João Maria Diocleciano e o técnico Gilvan Ferro Oliveira irão fazer o curso de capacitação na área de café no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), sediado em Vitória (ES).
Segundo o engenheiro agrônomo João Diocleciano novas técnicas de cultivo e manejo do café conilon para desenvolver a cultura e garantir produtividade, qualidade e mercado para o produto. Entre outros aspectos da cultura, a programação vai abordar técnicas de manejo, tratos culturais, condições de clima e solo para cultivo, seleção de cultivares, produção de mudas, colheita, secagem e beneficiamento. Os técnicos vão participar de aula prática em área de produção para conhecer sistemas de cultivos.
A cafeicultura é uma importante atividade agrícola para o Brasil e está entre as commodities mais negociadas no mercado, apesar das freqüentes oscilações nos preços. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná são os maiores produtores de café no ranking nacional. O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon, e Minas Gerais, de café arábica. Na região Norte, Rondônia se destaca com aproximadamente 200 mil hectares plantados, ocupando a posição de quinto maior produtor do país.
“A parceria com instituições de pesquisa como Embrapa e Incaper é importante para o desenvolvimento da cafeicultura no estado de Rondônia que vem crescendo a cada ano sendo um diferencial para o potencial econômico”, disse o engenheiro agrônomo João Diocleciano.
Autor Alexandre Araujo
Fonte: ouropretoonline.com
|