Regionais : Sensor desenvolvido na UFCG realiza diagnóstico da dengue
Enviado por alexandre em 13/08/2010 15:12:25



Sensor desenvolvido na UFCG realiza diagnóstico da dengue em apenas 10 minutos



Um sensor desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é capaz de detectar se uma pessoa está infectada com o vírus da dengue em apenas 10 minutos. A pesquisa vem sendo desenvolvida pelos pesquisadores Helmut Neff e Elmar Melcher a cerca de um ano, no Laboratório de Arquiteturas Dedicadas (LAD).
Os primeiros testes do biossensor ótico realizados esta semana detectou a presença do vírus em apenas 10 minutos. Segundo Melcher o dispositivo é semelhante a outro desenvolvido num instituto de pesquisa na Dinamarca, pelo professor Neff. “Mostramos através dos experimentos a viabilidade de execução, agora precisamos nos certificar da confiabilidade em todas as amostras analisadas e desenvolver um modelo automatizado”, explicou. Melcher disse ainda, que a expectativa de conclusão é de um ano.
Atualmente o procedimento para detectar que uma pessoa está infectada é muito demorado. Em geral, as pessoas só começam a sentir os sintomas depois do quinto dia da infecção, e ainda esperam cerca de 24 horas para receber o resultado do exame de sangue. “Com o biossensor o vírus poderá ser detectado após um dia da picada do mosquito”, disse o pesquisador.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia