Brasil : Debate
Enviado por alexandre em 17/08/2010 17:23:21



DEBATE DA UNIR: Valverde diz que vai implantar a Fundação de Amparo à Pesquisa

Com as propostas mais consistentes e firmeza nos questionamentos e nas respostas durante o debate realizado pela Unir na noite de segunda-feira (16/08), o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, provou estar preparado para governar o Estado.

Valverde chegou ao prédio da Unir centro pontualmente às 19 horas, acompanhado da esposa Mara Regina e de assessores. Ao cumprimentar os organizadores do debate e as pessoas credenciadas para permanecerem no auditório, o candidato disse que se sentia em casa. Valverde é formado em Administração de Empresas e em Direito pela Unir.

A ausência do candidato governista João Cahúlla ao debate foi bastante criticada, principalmente pela comunidade acadêmica, que considerou o ato um desrespeito à população e um desprezo ao conhecimento. Para o professor universitário e Pró-Reitor da Unir, Ricardo Gilson, a ausência de Cahúlla no debate representa a ausência do governo do Estado quando o assunto é educação. “Realmente não sei se o candidato fez falta no debate, pois acredito que ele não tinha nada a dizer. Afinal, ele representa um governo que sempre esteve de costas para a ciência e tecnologia”, disse o Pró-Reitor.

Quem assistiu ao debate pela televisão também criticou a ausência do candidato governista. “Não conheço o candidato e a ausência no debate só demonstra que ele não tem proposta para a educação e para a ciência e tecnologia. O debate vinha sendo organizado há bastante tempo e a desculpa de agenda de campanha não convenceu”, disse Rosilene Machado, estudante, que não conseguiu credencial para entrar no auditório e acompanhou o debate pela transmissão ao vivo da Record News.

O primeiro questionamento foi sobre a melhor maneira para investir os recursos oriundos dos “royalties” das usinas hidrelétricas do rio Madeira destinados ao fomento da pesquisa. Eduardo Valverde foi enfático ao responder que o desenvolvimento de pesquisas, da ciência e da tecnologia em Rondônia passa pela melhoria da qualidade do ensino básico, formação de professores das áreas críticas, expansão do ensino tecnológico e pela implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado.

“Vamos implantar a Fundação de Amparo à Pesquisa e instituir um fundo de ciência e tecnologia destinado à captação de recursos para financiar projetos de pesquisa na área”, disse Valverde. A formação e capacitação de professores nas áreas mais carentes, como matemática, química, física e biologia se dará em parceria com a Unir e através da implantação da Universidade Estadual.

Valverde também disse que o Plano de Governo Participativo prevê a criação da rede estadual de ensino tecnológico. “O governo do Presidente Lula avançou bastante na ampliação das escolas técnicas. Mas só as escolas federais não são suficientes. O Estado tem condições de implantar as escolas técnicas estaduais e é isso que vamos fazer”, disse.

Eduardo Valverde respondeu a perguntas formuladas pela comunidade através da internet. Reforçou a necessidade da implantação da Fundação de Pesquisa e disse que Rondônia precisa deixar de ser exportador de matéria-prima e passar a industrializar aqui mesmo. “Para isso é preciso ter acesso às tecnologias, o que acontecerá no nosso governo, quando teremos mais condições de formar mestres e doutores”.

Ainda durante o debate o candidato petista defendeu a produção e transferência de tecnologias para incrementar a agricultura familiar, a produção agropecuária, a geração de empregos, a melhoria dos serviços públicos como a educação, a saúde e a segurança, o apoio às populações tradicionais e o apoio às Prefeituras.

Autor: Assessoria.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia