Regionais : Notícias de Espigão do Oeste por Salim Sales
Enviado por alexandre em 20/08/2010 09:55:05



Empreiteira nega cobrar dinheiro a mais para reforma do UMS e Espigão

Para o engenheiro Civil, Ernani Fontana, responsável pela empresa ERF Construções LTDA, que esta a frente das obras de reforma da Unidade Mista de Saúde de Espigão do Oeste, é necessário que seja realizado pela prefeitura um levantamento dos custos das planilhas e atualização dos custos da obra. O engenheiro veio à imprensa dar a versão da empreiteira sobre o atraso das obras.

Ernani Fontana chegou logo pela manhã nas dependências do Departamento de Jornalismo da Rádio Sociedade Espigão. O engenheiro disse que a finalidade da empresa em ceder a entrevista, é deixar claro para a população de Espigão do Oeste, que o atraso nas obras de reforma na Unidade Mista de Saúde não é responsabilidade da empreiteira. Ernani logo de inicio falou da ação ajuizada contra a prefeitura que atrasou em quatro meses o pagamento nos primeiros 120 dias da obra, prazo este que seria praticamente suficiente para conclusão se, tudo tivesse ocorrido dentro do cronograma.

“A ação judicial número 002100-662010822.0008 – pedido de medição – determinou que a prefeitura pagasse as medições dos meses de março, abril e maio. Tivemos de diminuir o número de funcionários devido a empresa não suportar o alto custo mensal com encargos trabalhistas, estando sem receber as medições. Somente no final de junho recebemos as três medições, mas foi determinado pela justiça que todas as cláusulas contratuais fossem suspensas até que tudo seja regularizado”, disse.

Ernani Fontana disse ainda que a intenção da empresa nunca foi pedir mais dinheiro, mas que pediu ainda no inicio das obras que a prefeitura através da secretaria competente, fizesse um levantamento da atual situação do prédio. “Enviamos um oficio a administração onde solicitávamos por parte da secretaria competente um levantamento da atual situação da estrutura do prédio, pois, o último havia sido feito ainda na administração de Lúcia Tereza, isso significa que teria no mínino dois anos naquela época. Com a demora para iniciar os trabalhos, a estrutura se deteriorou e cerca de 60 portas e principalmente o reboco das paredes internas e externas, se deterioraram, mas nunca houve resposta”, afirmou.

Embargada obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Espigão do Oeste

A obra que havia iniciado nos primeiros dias de agosto e teria prazo para término em 12 meses, estava orçada em mais de R$ 3 milhões, foi embargada nesta manhã de quinta (19). Segundo informações ainda não confirmadas uma denúncia foi oferecida no MP de Espigão, por isso o embargo.

A construção de duas lagoas de tratamento de esgoto no município de Espigão, que segundo informações estava projetado para duração de 20 anos, foi paralisada por determinação do Ministério Público. Não há confirmação, mas segundo apurado o MP encontrou irregularidades que o fizeram optar pelo embargo.
O investimento na obra é em torno de R$ 3 milhões nesta fase inicial. A informação do embargo nos foi confirmada pelo chefe de gabinete da administração municipal Geisiel que também confirmou que cabe recurso.

Desde muitos dias muitos comentários em torno da obra são os mais absurdos possíveis. A polêmica foi gerada a partir de um grupo de pessoas ainda não identificadas que alardearam, segundo assessoria da administração, que no local seria praticamente impossível continuar havendo moradias. Um empresário que possui propriedade próximo ao local da construção da estação, roubou a cena quando no término da última sessão nesta terça (17), impediu a saída de todos os vereadores e demonstrando estar bastante preocupado com a situação e também muito irritado, despejou todas as reivindicações dos proprietários de chácaras vizinhos do local. Izaias como foi identificado, é um pequeno empresário que trabalha no comércio de gêneros alimentícios, sendo bastante popular no bairro São José, onde tem o comércio que leva o mesmo nome.

Depois de muita conversa, polêmica e também muitas duvidas, sabe-se lá por que, o MP entrou no caso e a obra esta embargada. Cabe recurso e com certeza a administração municipal esta ocupando todo o seu setor jurídico que terá muito trabalho pela frente.
A obra é fantástica e o município de Espigão seria extremamente agraciado se, com tudo nos conformes, fosse contemplado com o beneficio que traria mais saúde e dignidade para a população.

Rapazes presos por tentativa de furto de moto provam inocência em Espigão

Dois moradores de Espigão do Oeste conseguiram provar na justiça que não tentaram roubar uma moto e um capacete no parque de Exposições do município, no ano de 2008. Cássio Rodrigues da Silva, o Susu, e Halisson Julio dos Santos, ficaram presos por 10 dias na época do fato.
No dia 05 de Agosto de 2010, decisão do Juiz Wanderley José Cardoso decretou que os dois não tinham a intenção de furtar e, portanto os inocentou da acusação feita pelo Ministério Público.

De acordo com declarações de Susu, Halisson Julio e ele, haviam ingerido bebidas alcoólicas no parque de Exposições enquanto se divertiam e, ao confundir a motocicleta na hora em que resolveram ir embora, foram acusados da tentativa de furto.
Agora com a absolvição o rapaz disse em nossa redação que ficou provado a verdade, que tudo não passou de um péssimo mal entendido com ambos.

Senador Valdir Raupp visita Espigão e fala das queimadas no Estado


O casal Raupp (PMDB), juntamente com a comitiva do candidato a governador pela sigla no estado de Rondônia, Confúcio Moura estiveram de passagem pelo município nesta manhã de quinta (19). O candidato mostrou força e um grande aparato de sonorização ao desfilar pelas principais ruas do município seguindo em carreata que reuniu cerca de 30 veículos. Após a carreata o candidato se reuniu com os coordenadores da campanha no restaurante e hotel Brasil.

Em entrevista a Rádio Sociedade Espigão 1570 kHz, o senador Valdir Raupp destacou a quantidade de focos de incêndio em todo o estado. “Podemos perceber que todo o estado esta coberto por uma nuvem de fumaça, isso se deve devido as elevadas temperaturas e a baixa umidade do ar, que o torna extremamente seco, propiciando os focos”, disse.

Raupp também falou do crescimento do candidato do PMDB nas recentes pesquisas. Confúcio Moura assumiu isolado a dianteira da disputa, com mais de 25 % da preferência do eleitorado. “Vale destacar também que o nosso candidato é o que menos sofre rejeição e isso leva crer que o crescimento se deve esse fator”, finalizou Raupp.

Execrável: Empresário de Espigão é preso acusado de abuso sexual contra menor

A adolescente que tem 13 anos revelou tudo na delegacia quando o acusado foi descoberto por uma parenta da vítima. Segundo depoimento, a menina presenciou quando “ele” (acusado), tentou contra sua parenta e revelou a ela o que sofria com as suas investidas.

A polícia de Espigão do Oeste mantém sob segredo de justiça o terrível crime de “abuso de vulnerável”, cometido por um empresário do município. Ele tem 36 anos de idade e não há informações concretas sobre quanto tempo ele reside no município. Como dito acima, o processo esta sob segredo de justiça, por isso não foi permitido a nossa reportagem revelar o nome do acusado do crime. Segundo relatos do delegado Costa Dourado, o homem é casado e pai de um casal de filhos.

Declarações da vítima menor de 13 anos em depoimento complicaram a situação do acusado do crime. Segundo relatos da menina, há meses ela vem sendo abusada sexualmente pelo homem. A menina contou a policia civil em seu depoimento que “ele” chegou a fazer um quarto separado dos outros cômodos da casa e que, tinha acesso ilimitado ao local, pois, tinha as chaves. Informações ainda não confirmadas devido o processo correr sob segredo de justiça, pois, segundo o delegado titular da DP de Espigão, Rafael Costa Dourado isso se faz necessário para proteger a vítima que é menor, o acusado tentou abusar de outra menina provavelmente da mesma idade, mas graças à presença da denunciante, (a menor abusada por ele), o acusado não obteve êxito.

Policiais civis de Espigão vêm investigando o acusado a pelo menos 30 dias. A polícia civil procurou o acusado em casa assim que o conselho tutelar do município ofereceu denúncia, mas segundo declarações da esposa, ele estava viajando para o estado de São Paulo. Ao tomar conhecimento da situação a mulher disse em seu depoimento que confia no esposo, não acredita que isso seja possível e ainda, disse não acreditar que ele mantinha relacionamento extraconjugal, como foi cogitado por testemunhas, arroladas no processo abrangente.

Até o momento só foi possível saber que o delegado pediu a prisão preventiva do suspeito e que ele foi recolhido ao presídio no centro da cidade de Espigão, após procedimentos de praxe.
Em depoimento ele negou todas as acusações, disse que não seria capaz de algo tão macabro. A polícia não informou quando o acusado foi preso, a que horas e nem se por ele houve resistência. “Como dito acima, o processo corre sob segredo de justiça”.

Polêmicas e falta de conhecimento em torno de Estação de Tratamento de Esgoto em Espigão

Espigão será o sexto município em Rondônia com tratamento de esgoto.Alvo de polêmicas, denúncias e muitas críticas. Assim esta sendo marcado o inicio da construção da rede de esgoto tratado em Espigão do Oeste.

Com cerca de 12 meses de prazo para término das obras que teve inicio neste mês de agosto e por enquanto esta indo muito devagar, as obras de construção da Estação da Tratamento de Esgoto de Espigão do Oeste (ETEEO), localizada na estrada do laticínio a cerca de 2 km do Bairro Jorge Teixeira, vem sofrendo críticas e sendo malhada dia-a-dia, principalmente por pessoas que não têm a mínima noção da importância da obra.

A empresa de João Pessoa/Paraíba COENCO – Construções Empreendimentos e Comércio Ltda – esta empregando cerca de 10 funcionários nesta fase inicial das obras e a partir da próxima semana, pretende dobrar o quadro. O engenheiro civil Luiz Alberto que também é diretor da empresa, afirmou que as polêmicas geradas em torno das obras são absolutamente normais.
De acordo com declarações dele, a falta de conhecimento por parte da população e até mesmo de algumas autoridades sobre a forma como o projeto esta sendo executado e como será a forma de tratamento dos resíduos quando na plena atividade da ETEEO, se devem exatamente por Rondônia ser ainda um estado novo, em pleno desenvolvimento. “Temos certeza de que todos ficarão atônitos com a forma como os resíduos de todo o município será tratado aqui. A maior preocupação dos munícipes nesse momento, de acordo com os comentários, se deve pelo fato de que foi alardeado na cidade que do local será exalado um forte odor, que isso atingirá a cidade e que a fedentina será praticamente insuportável, mas a empresa tem experiência de muitos anos nesse ramo e como representante e um dos diretores, garanto que isso não ocorrerá”, afirmou Luiz Alberto. O investimento da administração municipal segundo informações de sua assessoria ficará em torno de R$ 3milhões nesta fase inicial.

Polêmica

A população compareceu na última terça (17), durante sessão da câmara de vereadores e cobrou deles mais fiscalização no empreendimento. Um empresário do bairro São José roubou a cena ao abordar todos os vereadores no término da sessão. Enquanto muitos estavam afoitos para deixar o plenário, Isaias proprietário do Comercial São José disse que é fundamental que um estudo seja feito para apurar quais os danos e consequências que a obra pode provocar à população. Cobrou também mais agilidade e compromisso dos legisladores em obter os resultados. “É fundamental que todas as famílias próximas a ETEEO tenham informações nítidas e concretas do que realmente será o convívio quando tudo por lá estiver funcionando. Muitos falam que será uma fedentina insuportável, por isso os senhores têm de tomar imediatamente providências e se necessário, retirar, porém, sem deixar de indenizar todas as famílias que forem atingidas”, cobrou Isaias que foi aplaudido pelos demais.
Em resposta todos os vereadores se comprometeram fazer uma visita ao local e imbuírem-se mais do projeto.

Denúncias


Muitas denúncias nos chegaram através do e-mail jornalismoespigao@hotmail.com dando conta de que a obra seria embargada por motivos não esclarecidos. Procuramos a proprietária do terreno onde estão acontecendo às obras Ana Fagundes na tarde desta quarta (18), mas ela não estava. Segundo a assessoria de comunicação da administração municipal, a informação não procede. Nossa reportagem continuará apurando os fatos e conforme procedência lícita serão divulgados para nossos ouvintes e leitores.



Fonte: Dpto Jornalismo Sociedade Espigão

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia