La Paz, 15 nov (EFE).- Brasil, Bolívia e Peru estudam criar um fundo comum para pagar recompensas aos informantes que denunciem o narcotráfico, informou nesta quinta-feira (15/11) o ministro de Governo boliviano, Carlos Romero (foto), que se reuniu na quarta-feira com seus colegas em Lima. Os recursos para o fundo provirão do confisco de bens de traficantes com a aplicação nos três países de legislações que permitam que a propriedade sobre um bem obtido ilegalmente passe com prontidão às mãos do Estado.
Romero declarou a canais de televisão locais que no Brasil e no Peru normativas similares regem o projeto "Lei de Extinção de Domínio de Bens a Favor do Estado" que a Bolívia discute, mas que enfrenta a rejeição de sindicatos de transporte e de comerciantes, que sentem que serão afetados sem estarem envolvidos nos delitos.
O funcionário boliviano assinalou que foi o Brasil que propôs a constituição do "fundo trinacional" que também servirá para financiar a compra de tecnologia contra o tráfico.
Os três países também propõem ações contra o movimento de capitais entre os narcotraficantes na região seguindo as operações de seus emissários.
Além disso, analisaram ações para o controle aéreo, terrestre e fluvial da fronteiras e a criação de uma base de dados para compartilhar informação sobre os "peixes grandes" do narcotráfico.
A Bolívia é um país produtor de cocaína, da mesma forma que Peru e Colômbia, mas seu território, segundo afirma o governo boliviano, também serve de passagem para a droga peruana dirigida para aos mercados de Brasil, Argentina e Paraguai.
[*] font size [LINK=#] decrease font size [IMG]/Portal/components/com_k2/images/system/blank.gif[/IMG] [/LINK] [LINK=#] increase font size [IMG]/Portal/components/com_k2/images/system/blank.gif[/IMG] [/LINK] [/*]
[*] [LINK=/Portal/categorias/internacional/item/6854-brasil-bolívia-e-peru-criarão-fundo-para-pagar-delatores-do-tráfico?tmpl=component&print=1] Print [/LINK] [/*]
[*] [LINK=/Portal/component/mailto/?tmpl=component&link=aHR0cDovL3d3dy5wYmFjb250ZWNlLmNvbS5ici9Qb3J0YWwvY2F0ZWdvcmlhcy9pbnRlcm5hY2lvbmFsL2l0ZW0vNjg1NC1icmFzaWwtYm9sw612aWEtZS1wZXJ1LWNyaWFyw6NvLWZ1bmRvLXBhcmEtcGFnYXItZGVsYXRvcmVzLWRvLXRyw6FmaWNv] Email [/LINK] [/*] |