Regionais : Cahulla visita Baixo Madeira e firma compromissos com a população
Enviado por alexandre em 23/08/2010 16:03:01



Cahulla visita Baixo Madeira e firma compromissos com a população ribeirinha

Assessoria

O candidato a governador João Cahulla cumpriu no último final de semana uma extensa agenda de visitas às comunidades do Baixo Madeira, onde apresentou suas propostas de trabalho e firmou compromissos com a população ribeirinha, dando continuidade às ações desenvolvidas junto a essas comunidades ao longo da administração Cassol/Cahulla. Acompanhado do candidato ao Senado, Ivo Cassol, Cahulla percorreu as comunidades de Catarina, Papagaio, Calama, no Rio Madeira; Aliança do Rio Preto, Demarcação e Independência, no Rio Machado, no sábado. No domingo, foi a vez de reuniões em Nazaré, Lago do Cuniã, Terra Caída e São Carlos, às margens do Rio Madeira.
“As comunidades ribeirinhas receberam atenção especial da nossa gestão e a nossa determinação é continuarmos trabalhando para levar mais benefícios aos distritos e as comunidades do Baixo Madeira, do Vale do Guaporé, do Rio Machado, enfim, de todas as populações ribeirinhas”, disse Cahulla.
As populações apresentaram uma pauta de reivindicações que foram debatidas com o candidato a governador. Em Calama, a comunidade solicitou a abertura da estrada até Demarcação, a instalação de uma delegacia no distrito e melhorias no transporte escolar. A construção de uma quadra poliesportiva também foi pedida pela comunidade, que pediu apoio para que o barranco do rio seja aterrado, impedindo que a comunidade seja ‘varrida do mapa’.
Mas, a grande necessidade das populações ribeirinhas visitadas é água tratada. “Parece piada, mas a grande cobrança de todos os locais visitados é a falta de água potável. O Governo do Estado já liberou recursos para a Associação das Associações de Moradores do Baixo Madeira, mas infelizmente os poços artesianos não podem ser instalados porque o IBAMA não libera a licença ambiental e ficamos impedidos de levar água tratada e saúde para essas populações”, declarou Cahulla, acrescentando que a lei regulamenta que até 500 metros das margens dos rios, a responsabilidade é da Marinha e cabe ao IBAMA liberar a licença.
Outro pedido das comunidades é a mecanização agrícola. “Quem planta nas margens dos rios também precisa de apoio técnico e de mecanização. Instalamos no nosso Governo a Emater em Nazaré que tem dado suporte aos produtores. Mas, infelizmente temos dificuldade de levar a mecanização, pois novamente esbarramos na falta de licença ambiental”, completou.

Transporte escolar contratado direto nas comunidades – Como em praticamente todas as comunidades os moradores reclamaram do transporte escolar, que segundo eles é inconstante e deficitário, o candidato João Cahulla disse que caso seja eleito, vai implantar um modelo diferente para os ribeirinhos, permitindo que as comunidades, através da Associação de Pais e Professores façam a contratação direta dos serviços, dentro da comunidade. “Assim, se houver qualquer problema, a solução é mais fácil de ser implantada. Porque hoje, o Estado repassa à prefeitura que contrata os serviços. Entendo as dificuldades, em razão das distâncias. Mas, é fundamental que haja o atendimento de todos os alunos ribeirinhos com transporte escolar regular e seguro”, salientou
Nazaré manifesta apoio à Cahulla - No distrito de Nazaré, no domingo pela manhã, Cahulla se reuniu com moradores. A localidade está recebendo uma escola de ensino médio que vai atender ao distrito e localidades vizinhas. “Sempre que o Cassol e o Cahulla firmam compromissos, eles cumprem. Tem sido assim na nossa comunidade e é por isso que apoiamos a candidatura de Cahulla ao Governo e de Cassol ao Senado, porque eles trouxeram benefícios e deram atenção ao povo ribeirinho”, declarou Francisco Romão, presidente da Associação dos Moradores de Nazaré, distrito que realiza anualmente a festa da Melancia.
Os moradores agradeceram pela instalação da Emater no distrito e reafirmaram o apoio ao projeto de Governo de Cahulla. “Com certeza, com Cahulla governador Nazaré e o Baixo Madeira vão continuar sendo tratados com atenção”, disse a moradora Dorisonia da Silva, de 63 anos.

Cahulla anuncia asfalto de Porto Velho a São Carlos – Finalizando a agenda no Baixo Madeira e comunidades ribeirinhas, Cahulla e Cassol se reuniram com a comunidade de São Carlos, embaixo de mangueiras, às margens do Madeira. Antes, Cahulla visitou algumas casas do distrito e foi recebido pelo comerciante ‘Seu Expedito’, morador antigo da localidade e que testemunhou a atenção recebida na gestão Cassol/Cahulla. “A estrada até Porto Velho é uma realidade, a PM se instalou aqui, recebemos apoio para o setor agrícola e tantos outros benefícios. É por isso que a todos que chegam ao meu comércio eu falo: temos que votar em quem fez por nós e que vai fazer ainda mais, porque sabemos como eles trabalham”, declarou.
Reunido com a população, Cahulla anunciou que será prioridade em seu futuro mandato o asfaltamento da estrada de Porto Velho a São Carlos. “os distritos de Triunfo (Candeias) e Tarilândia (Jaru), estão recebendo ligação asfáltica. E podem ter certeza de que no nosso futuro mandato, o próximo distrito a ser ligado via asfalto será São Carlos, facilitando a locomoção das pessoas e o escoamento da produção agrícola regional”, finalizou Cahulla.

Agenda para esta terça-feira, dia 24 de agosto.
17hs: Distrito de Rondominas, reunião.
20hs: Vale do Paraíso, comício.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia