Regionais : SINDUR comemora 10 anos de Gestão Compartilhada
Enviado por alexandre em 24/08/2010 22:34:05



SINDUR comemora 10 anos de Gestão Compartilhada juntamente com a CAERD


Há dez anos a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia - CAERD atravessava um período crítico com 96 dias de greve por decorrência de cinco meses de salários atrasados, falta de condições de trabalho, falta de vale-transporte, suspensão de assistência médica, falta de treinamento além da desmotivação geral dos empregados. Foi neste momento que o Sindicato dos Urbanitários surgiu com a idéia da Gestão Compartilhada, que veio com o objetivo principal de resgatar e garantir a continuidade dos serviços prestados pela CAERD, visando sua retomada administrativa e operacional.

Com um novo modelo de gestão humanizada à base de compromisso, decisão compartilhada, talento, criatividade e cooperação dos colaboradores, o primeiro acordo que o SINDUR assinou com o Governo do Estado na época aconteceu no dia 24 de Agosto de 2000, marcando assim o início de um novo tempo no setor administrativo da Empresa

A CAERD veio ao longo desses anos de gestão passando por um processo de reestruturação organizacional em que foram desencadeadas várias ações de desenvolvimento empresarial e planejamento estratégico, onde o SINDUR exerceu importante papel participativo, desde o primeiro trabalho realizado que foi a mudança da estrutura organizacional e a elaboração do regimento interno com novo organograma da empresa.

Depois veio a elaboração do planejamento estratégico, que além da participação do SINDUR, contou com a colaboração dos gerentes, líderes e colaboradores da companhia. A Diretoria do SINDUR atualmente presidida por Nailor Guimarães Gato, entende que após dez anos de Gestão Compartilhada, pode-se comemorar mais um ano de luta, onde a CAERD vem se transformando em uma empresa de qualidade, que já pode dar respostas às questões que a envolvem.

Esse modelo de Gestão Compartilhada já está sendo discutido por outros estados brasileiros visando a implantação como no Piauí, Amapá, Maranhão e Acre, além de ter sido divulgado na França, para onde o ex-Presidente do SINDUR, Marcelo Fernandes, foi palestrar sobre o assunto.

Para o Secretário Geral do SINDUR, Francisco Evandro, o empenho do sindicato durante todo o processo que vem se aperfeiçoando ao longo dos últimos dez anos, é de fundamental importância para o atual contexto de positividades que permeia as ações da CAERD. "Como sindicato nosso maior objetivo é defender os interesses da classe trabalhadora, mas, neste caso, cuidando sobretudo da empresa, para que a mesma preste serviços de qualidade à sociedade rondoniense, já que ela é a grande responsável por manter no trabalho mais de quinhentos colaboradores sindicalizados", concluiu Francisco Evandro.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia