Política : Crimes na net
Enviado por alexandre em 29/08/2010 19:32:44



Crimes cibernéticos: Rondônia frágil para coibir as ações dos piratas da net

Rondônia está entre os 20 estados do país que não possuem delegacias especializadas em crimes praticados pela internet e sequer contabiliza essa prática. Delitos como ataque de vírus, fraudes financeiras, invasões a sistemas operacionais, induções a suicídios e homicídios, racismo, homofobia, apologia a crimes contra a vida e pornografia infantil têm gerado milhares de denúncias à Polícia Federal, às delegacias especializadas e à ONG Safernet, cujo objetivo é defender e promover os direitos humanos no ambiente da web.

Como a Polícia Civil de Rondônia não tem agentes especializados em crimes cibernéticos, os criminosos se aproveitam desta fragilidade para praticar atos ilícitos na rede mundial de computadores.

De acordo com o delegado da DP de Ouro Preto do Oeste Dr. Marcos Vinicius, as ocorrências que geralmente são registradas são de pessoas que tiveram suas paginas em sítios de relacionamentos clonados e e-mails hackeado.

“O prejuízo é muito grande para a pessoa que é vitima de crime na internet, mesmo diante da nossa realidade em termos de aparelhamento capaz de investigar e elucidar os crimes desta natureza a Polícia Civil vem trabalhando para dar uma resposta a sociedade com base em nossas condições de trabalho”, disse o delegado.

O Ministério Público de Estado criou a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, as denúncias podem ser feitas através do e-mail crimedigital@mp.ro.gov.br

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia