Regionais : Saúde da Família prossegue em Nova Londrina
Enviado por alexandre em 31/08/2010 16:07:36



Saúde da Família prossegue em Nova Londrina

Ascom/SEMUSA

O Centro de Saúde do Distrito de Nova Londrina, em Ji-Paraná, superlotou na manhã desta terça-feira, 31, pela comunidade que foi em busca dos serviços ofertados na primeira edição do Dia de Ação e Prevenção da Saúde da Família. Até às 12h, pelo menos 102 pessoas já haviam recebido atendimento médico. Na parte da tarde os serviços prosseguem até às 17h com atendimentos médicos, de enfermagem, odontológico, fisioterápico, psicológico; e mais; palestras, coleta de preventivo, emissão de cartão SUS, entre outros serviços.

Promovido pelo programa Estratégia da Saúde da Família (ESF), o mutirão da Saúde da Família visa oferecer àquela comunidade um amplo atendimento em diversas áreas. “Nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas aos serviços essenciais de saúde, especialmente às pessoas da zona rural pelo grau de dificuldade delas em se deslocar até a cidade para consultar”, explica a enfermeira Viviane Rodrigues, coordenadora da ESF.

Segundo ela, os atendimentos realizados pela manhã já são satisfatórios. “A demanda é grande sim, mas já nos damos por satisfeitos pela alta procura dos cidadãos”. De acordo com os dados parciais, além dos 102 atendimentos médicos, 16 mulheres realizaram exame preventivo de colo do útero, outras 21 pessoas passaram pelos consultórios odontológicos [um fixo e outro móvel] para fins de extração, limpeza e restauração.

Encaminhados por médicos clínicos, treze pessoas submeteram a avaliação de nutricionista e deixaram o Centro de Saúde satisfeitas. “Estou acima do peso. A nutricionista me passou uma dieta que consigo cumprir”, declarou uma senhora que se considera obesa e pediu para não ser identificada. Outras 55 pessoas receberam na hora o Cartão SUS, documento essencial para atendimento na rede pública de saúde.

Para o secretário de saúde de Ji-Paraná José Batista da Silva essa experiência deverá ser aplicada em outras Unidades Básicas de Saúde [postinhos]. “O sucesso do serviço vai ser expandido a outros centros. Estamos satisfeitos com os resultados, ainda que parciais”.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia