Regionais : Notícias de Espigão do Oeste por Salim Sales
Enviado por alexandre em 01/09/2010 17:20:04



Vereadores visitam local de captação de água para atender o Pacarana

Depois de toda a polêmica criada no último final de semana sobre a falta de água no distrito do Pacarana, nesta segunda feira a prefeitura de Espigão do Oeste resolveu parte do problema com uma medida simples, mas que pode dar um suporte à população até que a solução definitiva para o caso da água seja concretizada. O transporte de água ao reservatório e também até as residências vinha sendo feito através de um caminhão pipa contratado pela prefeitura. Porem essa forma paliativa não vinha surtindo muito efeito devido à demora na coleta e na distribuição da água até as residências. Após muita discussão o prefeito Célio Renato determinou ao secretario municipal de obras para que adquirisse um potente motor bomba e instalasse em uma nascente próxima a periferia do vilarejo. Com o auxilio de uma mangueira com mais de 300 metros a água a partir de agora é bombeada diretamente para os reservatórios da comunidade que posteriormente será distribuído até a população pelo método convencional já existente. Essa maneira paliativa mais de efeito satisfatório agradou a todos que a partir de agora terão a água jorrando nas torneiras até que o sistema de tratamento seja concluído. Na tarde desta segunda feira os vereadores Décio Lagares, Sebastião Justino, Darci Kischener e Genésio Mateus estiveram no local onde foi instalado o motor bomba e analisaram o trabalho executado pela prefeitura. “É uma maneira paliativa que vai dar certo, pena que não foi pensado antes, pois teria evitado tantas discussões e esse desgaste para todos nós políticos”. Afirmou Lagares. Após visitar o local da captação os vereadores foram até aos reservatórios da comunidade e pôde comprovar a praticidade da medida ao ver a água fluindo em muita quantidade para os reservatórios construídos no local. Eufórico o vereador Genésio Mateus subiu até o alto da caixa para comprovar a quantidade de água a jorrar no reservatório. “Agora não vai mais ter problema de falta de água, tem água a vontade”. Exclamou o edil.

Reboque quebra, escapa de caminhão e por pouco não causa acidente grave



O caminhão pertence ao empresário Wantuil Braun, proprietário da loja Bemac e estava carregado com materiais de construção. O acidente não feriu ninguém, mas deu um susto danado em todos, principalmente no motorista Wilson de Paula. Segundo ele, o pino de segurança que segura o reboque (carreta), quebrou no momento em que ele fazia a curva. Vale lembrar que testemunhas afirmaram a nossa equipe de reportagem que o caminhão estava em baixa velocidade no momento do acidente.

As ruas São Paulo e Suruí no centro, tiveram o trânsito controlado pela PM e durante aproximadamente duas horas, houve lentidão naquele trecho. Uma empilhadeira da loja Bemac e ainda duas Pás Carregadeiras foram usadas para levantar a carreta, que foi escorada com madeiras e calços, sendo rebocada por outro caminhão na sequência.

Wilson de Paula disse a nossa reportagem que o caminhão recentemente havia sido vistoriado e que nenhum problema havia sido identificado. Não houve a informação de que a perícia da polícia civil tivesse sido acionada. Após as 10h00min, da manhã o caminhão foi retirado e o trânsito normalizado no local. As imagens foram registradas pelo repórter Vivaldo Filho que, registrou o flagrante no celular.

Município recebe liminar favorável e obras da Estação de Tratamento de Esgoto continuam



As obras teriam prazo de 12 meses para término se não houvesse nenhuma interrupção, como a que houve recentemente, onde uma liminar da justiça paralisou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Espigão do Oeste (ETEEO), prejudicando o bom andamento das obras, atrasando o beneficio para toda a população.
A empresa que iniciou as obras logo nos primeiros dias de agosto deste ano é de João Pessoa/Paraíba, Construções Empreendimentos e Comércio Ltda ( COENCO), esta empregando cerca de 10 funcionários nesta fase inicial das obras e a partir do momento em que reiniciar os trabalhos pretende dobrar o quadro.

O engenheiro civil Luiz Alberto que também é diretor da empresa, afirmou que as polêmicas geradas em torno das obras são absolutamente normais e que o local onde está sendo executada não oferecerá risco a saúde e/ou danos de qualquer natureza às pessoas vizinhas. Segundo ele não haverá mau cheiro e que a população pode ficar descansada quanto a isso. As obras que ficam localizadas na estrada do laticínio a cerca de 2 km do Bairro Jorge Teixeira, vinham sofrendo críticas veementes por parte dos chacareiros próximos ao local que estavam assustados quanto às informações distorcidas de que o local se tornaria impróprio para residir.
Segundo o vereador Décio Barbosa Lagares (PMDB), uma reunião foi realizada com representantes dos moradores da localidade e os diretores da empresa, técnicos da secretaria de agricultura, o prefeito Célio e todos os vereadores, onde foi afirmado pelo engenheiro civil e diretor da COENCO Luiz Alberto, que não haverá riscos do local se tornar impróprio para os moradores.

As obras foram embargadas no último dia 19, por uma liminar como citado acima, concedida pela justiça do município. A decisão de retomada dos trabalhos de construção, foi divulgada recentemente pelo Departamento de Comunicação do Município (Decom). De acordo com a nota, todo o processo esta sendo acompanhado pelos órgãos competentes e que, como em todos os processos da administração, esta sendo visado em primeiro lugar o bom trato com o erário público e a total lisura e transparência exigidas pelo prefeito Célio Renato (PMDB).

Alto Alegre dos Parecís pode oferecer solução para água do Pacarana


Os legisladores Darci José Kischinner (PR), Sebastião Justino Borges (PSDC) e Genésio Mateus (DEM), liderados pelo presidente da casa, Décio Lagares (PMDB), tomaram rumo à cidade de Alto Alegre dos Parecis nesta manhã de terça-feira (31), em busca de soluções para a problemática da água no distrito de Boa Vista do Pacarana, distante cerca de 80 km da sede do município.
O distrito esta passando por problemas sérios no tocante ao abastecimento de água potável e para piorar, há suspeita de contaminação. Muitas crianças e adultos apresentaram quadro de desnutrição, deixando as autoridades competentes do município em alerta.

Na semana passada uma comissão composta pelos vereadores citados acima juntamente com o chefe do executivo municipal Célio Renato (PMDB), se deslocaram até o distrito a fim de identificar o problema e eliminá-lo. Fomos informados pelo próprio prefeito que fez questão de repassar as informações à nossa equipe de reportagem nesta manhã de segunda (30), que já esta sendo providenciado análise para identificar se a água esta mesmo contaminada e por qual tipo de vírus.

De acordo com o vereador presidente Décio Lagares (PMDB), a viagem para o município de Alto Alegre dos Parecis, se deve pelo fato de aquele município ter uma estação de tratamento semelhante a que esta sendo construída no distrito de Pacarana.
“Nossa obrigação é buscar soluções que possam sanar com os problemas enfrentados por todas as famílias – cerca de 2 mil – o mais rápido possível. Não podemos fechar os olhos para problemas como esse e deixar o executivo sozinho, temos neste momento de somar forças para identificar o problema e elimina-lo de uma vez por todas”, disse Décio Lagares pouco antes da viagem.

Ministério Público, Executivo e Legislativo se reúnem para traçar cronograma contra a Dengue

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (01/09), nas dependências do Ministério Público. Os palestrantes doutor Tamy Hiroshi e doutor Luiz Herman, abordaram assuntos relacionados às diversas formas de combater o mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes Aegypti, que fica embernado em fossas e poços, aguardando o momento propício para sair e contaminar as pessoas.

Também assistiram à palestra, vereadora Cleane Rodrigues (PMDB), os funcionários do setor de endemias do município Luizão e Danilo Ruithe e a secretária de saúde municipal doutora Laura Guedes. Os palestrantes estenderam o conteúdo da palestra abordando assuntos relacionados às diversas doenças tropicais. Entre as citações, foi abordada a “leishmaniose” que também é transmitida por um mosquito, “o flebotomíneos”.

Após assistirem a palestra os chefes do executivo e legislativo municipal disseram a nossa reportagem que o municipio esta preparado para enfrentar a dengue. Em suas palavras o presidente da casa de leis Décio Lagares disse que tudo que for necessário no tocante à apoiar o executivo no combate a doença, a casa estará a disposiçao. O prefeito Celio disse que ordem é eliminar o que sobrou de focos do Aedes Aegypti em fossas e poços abertos, pois, com a estiagem o mosquito deposita seus óvulos nesses locais. Os poços d’água e fossas abertas propiciam a proliferação do mosquito. “Vamos combatê-lo ainda no ninho”, disse Célio Renato.

Fonte: Salim Salles



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia