Justiça Eleitoral aplica multas em candidatos por propaganda eleitoral irregular na cidade de Ouro Preto
Desde o início da campanha nas ruas no dia 6 de julho, foram feitas notificações e entregues a comitês de campanha, partidos e assessorias jurídicas pela Justiça Eleitoral da Comarca de Ouro Preto do Oeste.
Os números foram divulgados pelo chefe do cartório da 28ª zona eleitoral responsável pela fiscalização nas ruas, Alencar das Neves Brilhante. A quantidade de informações sobre ocorrências de irregularidades nas vias públicas dobram aos sábados e domingos quando mais de 50 denúncias são registradas pelos fiscais da propaganda eleitoral.
Desde o dia 6 de julho, várias denúncias chegaram ao conhecimento dos fiscais eleitorais. "Agimos a partir das reclamações mais concretas. Porque muita coisa que chega ainda tem o objetivo de boicotar o desempenho dos adversários", admite Alencar. De acordo com processos assinados pelo juiz titular da 28ª ZE Dr. Glauco Antonio Alves, foram notificados por propaganda eleitoral irregular no município de Ouro Preto do Oeste os seguintes candidatos: João Cahulla (PPS), Expedito Júnior (PSDB), Confúcio Moura (PMDB), Valdir Raupp (PMDB), Marinha Raupp (PMDB), professor Dantas (PT), Jaques Testoni (PP), Célia Pastório (PV), Gebrim (PC do B), parte destes candidatos foram enquadrados no Art. 37 da Lei nº. 9.504/97 Fiscalização
Fiscais da Justiça eleitoral vão iniciar uma fiscalização dos gastos nos comitês de campanha dos candidatos. As equipes irão percorrer sedes de candidatos para recolher dados e comparar com a prestação de contas encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos partidos e coligações.
"Até agora não recebemos nenhuma denúncia de gastos indevidos nem captação de recursos ilícitos. Mas estas informações serão comparadas às notas fiscais para sabermos se a quantia utilizada está sendo investida no que foi apresentado”, explicou um serventuário da Justiça Eleitoral.
Autor: Alexandre Araujo
Fonte: ouropretoonline.com
|