Regionais : TRE diz que agiu a tempo e dia da eleição terá mais de 700 veículos
Enviado por alexandre em 14/09/2010 16:25:18



"Em resposta a declaração do deputado estadual Ernandes Amorim, que alerta para a possibilidade de parte do eleitorado ser impedida de votar por falta de transporte, a Justiça Eleitoral de Rondônia vem esclarecer as medidas adotadas para garantir o exercício desse direito pelos eleitores residentes nos mais distantes pólos do Estado.
Sobre as declarações de que "cerca de 40% dos eleitores de localidades da grande Ariquemes ficarão sem votar no dia das eleições, por falta de transporte”, nesse ponto, informamos que a 26ª Zona Eleitoral de Ariquemes requisitou, entre ônibus, mini ônibus e vans, 35 (trinta e cinco) veículos para transportar os eleitores da grande Ariquemes, 25 (vinte e cinco) para o Município de Alto Paraíso, 13 (treze) para Cacaulândia, 16 (dezesseis) para Rio Crespo, 7 (sete) para Cujubim e 2 (dois) para Monte Negro.

Amorim disse, ainda: “A Justiça Eleitoral tem que envidar esforços no sentido de assegurar o transporte desses eleitores, não apenas em Ariquemes, mas na maioria dos municípios. Tem localidades que tem ônibus, mas está quebrado e sem combustível”.

Os Juízes Eleitorais de todo o Estado realizaram reuniões e audiências públicas, para tratar do tema. Em Porto Velho, foi solicitado aos representantes dos Partidos Políticos que disponibilizassem à Justiça Eleitoral veículos para o transporte de eleitores nas linhas desprovidas de transporte coletivo regular e naquelas em que esse serviço é insuficiente. Todavia, vencido o prazo de 15 dias concedido pelo Juiz Eleitoral, nenhum partido se manifestou.

Em Porto Velho haverá 60 ônibus disponibilizados exclusivamente para o transporte de eleitores no dia do pleito, que passarão pelas linhas de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, Taquara, Jacy Paraná, Mutum, União Bandeirantes, Rio Pardo, Joana Darque, Mucuim e 28 de Novembro até a Agrovila.
Além disso, 25 voadeiras farão o transporte de eleitores em São Carlos, Nazaré, Calama, Demarcação, Papagaio, Terra caída, Cuniã, Santa Catarina, Cujubim, Assentamentos Flor da Amazônia I II e III, Rio Preto, Nova Samuel e Triunfo.

Em todo o Estado serão mais de 700 veículos à disposição da Justiça Eleitoral. A Justiça Eleitoral divulgará em breve as rotas desses veículos, informação que também poderá ser obtida diretamente no Cartório Eleitoral.

Fonte: TRE-RO

Autor: TRE-RO


Amorim estima que 40% dos eleitores não vão votar por falta de transporte
Cerca de 40% dos eleitores de localidades da grande Ariquemes ficarão sem votar no dia das eleições, por falta de transporte. A advertência é do deputado Ernandes Amorim (PTB), candidato a deputado estadual ao fazer um apelo, nesta segunda-feira (13), para que a Justiça Eleitoral em Rondônia providencie meios para assegurar o transporte dos eleitores.

Ele sugere que seja firmada parceria com Estado, municípios e a Justiça Eleitoral para se garantir o transporte no dia das eleições. Há localidades, segundo Amorim, que não conta com urna eleitoral e os eleitores precisam fazer “grandes deslocamentos” para poder votar, caso das cinco vilas existentes em Bom Futuro, onde vivem mais de cinco mil famílias.

“A Justiça Eleitoral tem que envidar esforços no sentido de assegurar o transporte desses eleitores, não apenas em Ariquemes, mas na maioria dos municípios. Tem localidade que tem ônibus, mas está quebrado e sem combustível. É vedado o transporte por candidatos como também a carona. Em função desses lugares de difícil acesso que não tem urna eleitoral, é preciso que se faça alguma coisa, se recorra se for o caso, ao governo federal ou a dotação orçamentária da Justiça para assegurar o direito dessas pessoas”, afirma Amorim.

Ele também sugere a descentralização das urnas eleitorais, dispondo de seções onde se concentra os eleitores. “Temos bairros populosos em Ariquemes que não dispõe de local de votação, pois foi transferido mais para o centro. Isso gera problemas de locomoção. Da mesma forma, que essas vilas e comunidades mais afastadas deveriam dispor de urnas para facilitar o recebimento do voto do eleitor. Se nada for feito para sanar esse problema, a eleição vai ser um desastre em Rondônia com um percentual muito grande de pessoas impedidas de votarem”, alega o candidato.

Fonte: RONDONIAGORA

Autor: RONDONIAGORA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia