Regionais : Confúcio diz a Ouro Preto que salvação de RO é a mudança
Enviado por alexandre em 19/09/2010 15:42:07



Confúcio diz a Ouro Preto que salvação de RO é a mudança e Raupp pede para ignorar provocações



“Já fui professor e sei das dificuldades de ensinar se sentindo menosprezado. Na minha administração vai ser diferente, pois bem sei a importância da educação na vida das pessoas”, disse o candidato ao governo do Estado da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), ao comandar, ao lado do vice Airton Gurgacz (PDT) e do senador e candidato à reeleição Valdir Raupp (PMDB), nesta sexta-feira (17), em Ouro Preto, mais um comício em que chamou a atenção do público para a necessidade de uma transformação profunda na máquina governamental.

“A salvação de Rondônia é a mudança, pois ninguém suporta mais esse governo de uma nota só”, acentuou Confúcio Moura observado pela deputada federal e candidata à reeleição Marinha Raupp (PMDB) e pelo senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, enquanto apresentava suas propostas para as áras de educação, saúde, segurança e agricultura, destacando em relação a este setor a urgência em modernizar as atividades no campo estimulando a agroindústria.

“Não é preciso complicar as coisas. Um bom começo é ampliar para todo Estado a experiência bem sucedida que consolidamos em Ariquemes e hoje garante emprego e renda para numerosos agricultures”, prosseguiu numa referência ao Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove) que implantou como prefeito de Ariquemes, possibilitando que produtos da pequena agricultura familiar alcancem os maiores mercados da região, disputando espaço com as grandes indústrias de alimentos do Brasil.

Fazendo coro ao candidato da Aliança ao governo, o senador Valdir Raupp citou as principais obras existentes no município com recursos provenientes de emendas do seu gabinete e da deputada Marinha Raupp ao Orçamento da União, lembrando entre outros os projetos para ampliar a rede de distribuição de água financiados por intermédio dessas iniciativas. “E a rede de esgoto também será contemplada”, garantiu, ao tempo em que pediu ao correligionários para não aceitar provocações dos adversários, pois Confúcio Moura está liderando as pesquisas e esse comportamento, portanto, é natural.



Reunião com professores



Mais cedo, em Ji-Paraná, ao lado da deputado Marinha Raupp, Confúcio Moura participou de um encontro organizado por profissionais em educação, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na ocasião, educadores, técnicos e acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia - Unir reivindicaram melhorias para a educação do Estado e ouviram as propostas de Confúcio Moura.

Entre outros assuntos, Confúcio destacou a necessidade de uma nova política salarial para os professores, se disse totalmente contra a jornada de trabalho de 60 horas, se comprometeu em melhorar as condições das escolas públicas em todo o Estado e, principalmente, se disse indignado com a falta de respeito com que o professor, o educador tem sido tratado pelo atual governo.

“já fui professor, já entrei em sala de aula e sei das dificuldades de ensinar estando desmotivado e se sentindo menosprezado. Na minha administração vai ser diferente, pois bem sei a importância da educação na vida das pessoas. Eu mesmo tenho uma história de superação que só foi concretizada graças à educação, à oportunidade de ter cursado uma universidade, um curso de medicina”, lembrou Confúcio.

Ao fim do discurso, Confúcio Moura foi interpelado por um professor recém-empossado que pediu que, em sendo eleito, reveja a questão do profissional em educação concursado ter que “bancar do próprio bolso” de 2,5 a 3 mil reais para fazer exames e arcar com despesas de hospedagem e alimentação para conseguir tomar posse na Capital.

“Para que serve, afinal, uma representação de ensino no município se o professor precisa gastar para ir a Porto Velho para resolver seus problemas, para tomar posse, enfim, para tudo?”, questionou o professor, que pediu para não ter o nome divulgado por receio de represália.

Confúcio considerou extremamente pertinente a reclamação do professor de Ji-Paraná e se comprometeu em rever essa situação depois de eleito.

“Temos observado o senhor nas entrevistas, nos debates, nos seus discursos e o senhor sempre se mostra uma pessoa calma, centrada, humilde até. Pedimos que, depois de eleito, o senhor continue assim, principalmente na hora de sentar para negociar com a classe, pois não queremos mais ser tratados com falta de respeito e truculência”, concluiu o professor, arrancando aplausos dos educadores.

Agenda

Em Ji-Paraná, Confúcio Moura ainda se reuniu com empresários do setor de prestação de serviços em automóveis e policiais militares.

Em seguida, o candidato peemedebista seguiu para Ouro Preto do Oeste, onde reuniu centenas de pessoas em comício realizado na praça do bairro Jardim Aeroporto.

Neste sábado, Confúcio Moura, acompanhado pelo senador e candidato à reeleição Valdir Raupp (PMDB) e pela deputada federal e candidata à reeleição Marinha Raupp (PMDB), fez uma imensa carreata pelas principais ruas da cidade de Buritis, onde já esteve em duas ocasiões anteriores e foi, sempre, recebido com grande festa pelos moradores daquela região.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia