Brasil : Preparativos
Enviado por alexandre em 28/09/2010 11:59:19



Eleições 2010: Lacração das urnas concluídas em Ouro Preto

Até o sábado (2), todas as urnas eletrônicas, incluindo as de contingência (reserva) e as de lona (antigas), permanecem intocáveis nos cartórios eleitorais. No sábado, às 18 horas, as urnas devem chegar aos locais de votação. Em Ouro Preto do Oeste as Zonas Eleitorais 13ª e 28ª, concluíram o procedimento de auditoria do sistema oficial do Tribunal Regional Eleitoral - TER/RO.
Eleitores foram escolhidos aleatoriamente para testar a eficácia do sistema. Depois de concluída a auditoria, os cartórios iniciaram a lacração das urnas. A 13ª Zona Eleitoral realizou o teste e a lacração no domingo (26) e a 28ª Zona Eleitoral na segunda-feira (27). Todo o processo foi devidamente acompanhados pelos juízes eleitorais Glauco Antonio Alves (13ª ZE) e José Antonio Barretto (13ª ZE), o promotor eleitoral Júlio César Tarrafa, representantes de partidos e a imprensa.

O chefe do cartório eleitoral da 28ª ZE, Alencar Brilhante, revela que 83 urnas foram lacradas na 28ª ZE e 99 urnas na 13ª ZE O número não considera as urnas de contingência (as de reserva) que não foi precisada pelo chefe do cartório eleitoral.

Alencar explicou o processo de auditoria e lacração das urnas o primeiro passo dado é a geração das mídias. O processo consiste em organizar nos computadores do cartório eleitoral dados como fotos, números dos candidatos, seções de votação, além de preparar os disquetes que receberão os resultados parciais e gerais.

A ação é fundamental para o funcionamento correto das urnas tanto em Ouro Preto do Oeste como nos municípios de sua jurisdição que são: Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis e Vale do Paraíso e os Distritos de Rondominas, Cedro Rosa e Santa Rosa.

Ao fim dele, além da lacração das urnas é feita a separação do material destinado aos mesários e das cabines eleitorais, que sairão do cartório às vésperas das eleições.
Transparência

O promotor eleitoral Júlio César Tarrafa estava ontem presente ao inicio do processo e deverá acompanhar de perto o trabalho até o final. “O papel do Ministério Público nesse acompanhamento é importante para assegurar a transparência do processo. Assim garantimos que as eleições corram do melhor modo democrático”, disse o promotor eleitoral Tarrafa que acrescentou- “Cabe ao MP nesse período também fiscalizar a propaganda partidária e intermediar eventuais autuações. Iremos acompanhar e fiscalizar, estaremos presentes durante todo o processo eleitoral”, asseverou.

Autor: Alexandre Araujo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia