Mais Notícias : Marina cresce
Enviado por alexandre em 29/09/2010 10:11:03



O sociologo Alberto Almeida, autor de A Cabeça do Brasileiro, acaba de revisar suas previsões de que a eleição presidencial acabaria no domingo. Diz Almeida:

*”Há um fato novo e completamente inesperado: o crescimento de Marina”.

*Nas eleições presidenciais anteriores, quando houve um candidato semelhante a Marina, isto é, uma terceira força que disputa pela primeira vez uma eleição presidencial, que foram exatamente os casos de Ciro em 1998 e Garotinho em 2002, eles ficaram com aproximadamente 12% dos votos. Por isso, a previsão que a Marina ficaria em torno disso o que resultaria em uma eleição de um turno só. Com o crescimento inesperado de Marina a eleição caminha para o segundo turno”.

*”No meu livro Erros Nas Pesquisas Eleitorais e de Opinião mapeei os principais erros de pesquisas eleitorais. O mais comum é superestimar o percentual de votos do primeiro colocado. Este fenômeno se deve ao erro no ato de votar. As pessoas realmente querem votar no candidato que elas disseram na pesquisa, mas acabam errando e anulando o voto. Este fenômeno era muito mais comum e mais grave quando o voto era no papel. No final das contas, pode-se afirmar que a pesquisa era mais fiel ao desejo do eleitor do que seu próprio voto. O eleitor acabava anulando sem querer o voto”.

*”Assim, considerando-se a última pesquisa do Datafolha a eleição irá para o segundo turno”

*”Se a eleição presidencial for para o segundo turno isto não significa, de modo algum, alteração do amplo favoritismo do PT. Neste caso, 2010 tenderá a repetir 2002 e 2006″

*”Ir para o segundo turno não melhora a vida nem do PSDB nem do Serra, apenas adia a tragédia.”

Por Lauro Jardim

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia