Política : Descaso
Enviado por alexandre em 07/10/2010 14:39:11



Moradora de Vale do Paraíso sofre com falta de cirurgia ortopédica

Ascom/SEMUSA

Laudemira Aparecida Pacífico, 21 anos, há mais de 60 dias vem lutando para fazer uma cirurgia no braço esquerdo, fraturado em acidente de moto, e não consegue. Ontem, a moradora de Vale do Paraíso esteve no Hospital Municipal de Ji-Paraná para tentar a cirurgia, mas a unidade teve o convênio para cirurgias ortopédicas cancelado pelo Governo do Estado. Laudemira não tem condições de fazer a cirurgia em hospital particular e já tentou fazer em Porto Velho, onde recebeu até encaminhamento, mas foi, segunda ela, “impossível marcar o procedimento”.

“Eu só preciso de uma decisão. Não sei mais o que fazer e estou com medo de perder o braço. Dois médicos disseram que é preciso operar, dois disseram que não. A gente não pode sofrer pelo descaso dos outros”, desabafou Laudemira ao conversar com o médico Abrahim Chamma, diretor-geral do HM.

Chamma explicou à paciente que o hospital só realiza cirurgias ortopédicas para pacientes de Ji-Paraná desde o fim do último mês, quando o Governo do Estado cancelou o convênio com o município para a realização de procedimentos ortopédicos de pacientes de municípios circunvizinhos participantes do pacto de regionalização da saúde.

“Por motivos alheios a nós, o Estado cancelou o convênio e nós não estamos mais realizando cirurgias para pacientes de outros municípios. O procedimento agora é encaminhar os pacientes para a Capital. A população é prejudicada e nós, médicos, também somos prejudicados, pois ficamos com as mãos atadas diante das necessidades dos pacientes”, disse o diretor do hospital.

A declaração do médico do HM deixou a paciente ainda mais desesperada.

“Como vou fazer então? Não tenho condições de fazer a cirurgia em hospital particular e em Porto Velho eu já fui e não tem condições de marcar cirurgia nos hospitais de lá. O que vou fazer?”, indagou a paciente.

Diante da situação delicada de Laudemira, o diretor Abrahim Chamma marcou uma revisão para a paciente para amanhã. Caso haja a necessidade e urgência da cirurgia, o médico tomará as providências necessárias.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia