Regionais : Resenha Política Por Robson Oliveira
Enviado por alexandre em 13/10/2010 11:10:07



Tendência
Um site da capital divulgou a primeira rodada das pesquisas* ao Governo de Rondônia e o candidato Confúcio Moura saiu na frente de João K-Ula. Nas campanhas passadas quem obteve mais votos no primeiro turno ganhou no segundo. Tudo indica, segundo os dados anunciados, que a tendência é repetir a sina.



Boataria
Já começaram os boatos sobre loteamento do governo na hipótese de Confúcio Moura sair vencedor. Numa entrevista dada nesta terça-feira no programa Câmera 11, apresentado por Léo Ladeia e Luana Najara, Moura negou e revelou que já esperava os boatos. Acusou o adversário de disseminá-los na tentativa de criar factóides para reverter os percentuais negativos.



Salários
Um dos temas mais repetidos no programa eleitoral do candidato K-Ula é manter o pagamento dos barnabés rigorosamente em dia. A intenção é colar no candidato do PMDB a pecha de que não vai mantê-los em dia. A estratégia não tem colado porque o servidor sabe que, bem diferente de anos atrás, hoje o gestor público administra respeitando os limites legais da Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta lei tem sido responsável para que administrador perdulário não gaste com folha de pessoal acima do permitido. E mantenha as contas públicas em equilíbrio.



Diferenças
Os programas de TV dos dois candidatos não conseguem ser atrativos. Ambos são de qualidade duvidosa, mas o que tem diferenciado um do outro é a postura dos candidatos, ou seja, Moura passa mais confiança no que fala do que o atual governador. Esse último precisa urgente de um fonoaudiólogo para corrigir os tropeços na leitura do teleprompter.



Jingle
O jingle de K-Ula é bem melhor que o de Moura, haja vista que dá ao programa do primeiro mais ritmo e movimento. O do segundo dá sono e é de difícil memorização.



Tropa de elite
A maioria dos prefeitos dos principais municípios rondonienses resolveram engrossar a campanha de Confúcio Moura e ajudar a desbancar o atual mandatário. Uma reunião realizada em Ji-Paraná colocou no mesmo lado uma verdadeira tropa de elite de alcaides dos mais diferentes partidos. Na medida em que as pesquisas forem sendo divulgadas, outros devem anunciar o ingresso antes que a campanha termine.



Hospital
Não tem nada melhor do que campanha eleitoral. Pena que as propostas feitas são esquecidas após as eleições. A construção de hospital na Zona Leste de Porto Velho, por exemplo, é uma das melhores já feitas nos programas dos candidatos. O pior é que os hospitais existentes estão em situação de horror, sem investimentos nem condições dignas de internação. A proposta é boa, mas quem a faz....



Letargia
A campanha do segundo turno anda meio letárgica. É um erro apostar apenas nos programas de TV e Rádio num Estado onde a maioria dos domicílios é atendido pelo sinal de parabólicas, deixando o grosso do eleitor sem assistir os programas dos dois candidatos finalistas. O corpo a corpo ainda faz a diferença. Engraçado é que Moura e K-Ula passam a impressão de que desistiram de procurar o eleitor pessoalmente e apostam apenas na mídia eletrônica.



Insegurança
Violência pode ocorrer em qualquer local, mas há uns que não podem permitir que ocorra em hipótese nenhuma. Um desse é o shopping, pois foi criado exatamente para oferecer sofisticação, comodidade e, em especial, segurança. A morte dupla ocorrida nas dependências do único shopping de Porto Velho revela a violência em que estamos compelidos a conviver. A tragédia revelou que a segurança privada é mais inepta do que a pública. Salve-se quem puder.



Imposto
A partir de novembro os produtos e as quinquilharias comercializadas em Guajará-Mirim, Bolívia, vão subir cerca de trinta por cento. Tudo porque o presidente Evo Morales resolveu cobrar o imposto em tudo que é comercializado nas regiões de fronteira. A decisão vai provocar desemprego nos dois lados, visto que afugenta o sacoleiro e o turista.



Abandono
Este escriba resolveu passar o feriado em Guajará-Mirim e ficou estarrecido com o abandono da cidade pelos órgãos governamentais. A Pérola do Mamoré está cada vez mais desvalorizada por seus dirigentes. E por parte dos seus moradores.



Características
O Comitê pró-Dilma em Rondônia vai ter muito trabalho para reverter a derrota do primeiro turno. Exceto a capital, o candidato José Serra venceu nos colégios do interior. As características econômicas dos municípios rondonienses são semelhantes as dos Estados do Centro-Oeste, onde o agronegócio dita as regras. Foram dessa região as maiores vitórias do candidato tucano.


Virada
Nas eleições presidenciais passadas os petistas conseguiram a proeza de reverter o resultado negativo contra os tucanos. Agora tentam de novo a mesma virada. Por enquanto os céus de Rondônia não indicam o céu de brigadeiro para Dilma.



Aposta
Este colunista apostou todas as fichas que a candidata petista Dilma Rousseff venceria José Serra ainda no primeiro turno. Perdeu. Não dá pra ganhar todas. Por enquanto...



Contaminação As novas revelações sobre a Assembleia Legislativa sugerem que os parlamentares reeleitos vão encontrar resistências dos novos eleitos para permanecerem com cargos na mesa diretora. Aliás, alguma novas caras são velhas conhecidas.



Dublê A deputada estadual eleita Glaucione Neri é esposa do ex-deputado estadual Daniel Neri. O deputado eleito Jean Oliveira é filho do ex-deputado Carlão Oliveira. O deputado eleito Jaques Testoni é irmão do ex-deputado Alex Testoni. Os eleitores barraram o filho de Amauri das Muletas, de Jair Mioto e o de Haroldo Santos. E Também as esposas de Expedito Junior e de Cláudio Pilon.

*Nota da redação

A 1ª Pesquisa do segundo turno foi realizada pelo instituto Phoenix, contratada pelo jornal Alto Madeira, registrada sob nº 28.792/2010 no Tribunal Regional Eleitoral, foi realizada no período de 05 a 08 de outubro de 2010, por meio de 973 entrevistas, com a abrangência de 75% na área urbana onde foi estratificada e aleatória em 25% na zona rural
e na periferia. O método de coleta foi misto, por sorteio ou múltipla escolha e o Estatístico responsável é Augusto da Silva Rocha, CONRE 2336."

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia