Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 18/10/2010 19:13:46



Risco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deveria vir à Rondônia na próxima quarta-feira, 20, não vem mais. A equipe de campanha de Dilma avaliou que a atual situação em que se encontram as obras do PAC no Estado seriam uma exposição desnecessária do presidente em uma campanha apertada como esta. Lula deveria visitar as obras da BR 429, mas para isso teria que passar em Presidente Médici, onde um pedaço do que deveria ser um viaduto, transformou-se em um enorme elefante cinza no meio da cidade. Sem contar que em Porto Velho as obras caminham à passos lentos, quase parando.
Por isso
Para evitar que o presidente fosse questionado por jornalistas sobre os atrasos, além da derrota de Dilma no Estado no primeiro turno, avaliou que melhor seria mandar o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, já que suas declarações e desculpas não pesam tanto quanto às declarações do presidente. Por isso, não vai ser dessa vez que a população vai poder receber novamente a visita de Lula.
Loteando
Carlão de Oliveira, ex-presidente da Assembleia Legislativa que ficou nacionalmente conhecido após ser preso por chefiar um esquema de desvio de recursos daquela Casa, andou procurando dirigentes de partidos pequenos que estão aliados com João Cahúlla e ofereceu “quantos cargos quiserem” no Detran no governo de Confúcio Moura. Alguns partidos estão rachados, com presidentes apoiando um candidato e filiados outro. Mass Carlão quer o “pacote” e para isso não vem medindo as promessas. Isso só leva a uma certeza, a de que o Detran, se Confúcio vencer, vai ficar nas mãos de Carlão. Vai ser a história da raposa e do galinheiro.
Apoio
E essa aliança, no mínimo tenebrosa, pode ser vista ao vivo, com todas as cores, pela população de Alta Floresta no último fim de semana, quando a “carreata da Aliança” passou por lá. Na mesma carroceria estavam Carlão de Oliveira, Confúcio Moura, Expedito Júnior, Eduardo Valverde e o casal Raupp. Os demais a gente nem comenta, mas Valverde, que sempre pregou a moralidade e foi um dos que assinaram ações civis públicas contra as bandalheiras que aconteciam na Assembleia, no mesmo carro que Carlão, é demais. E tudo isso em nome da “eleição da companheira Dilma”.
Não se trata
Aqui de defender candidato A ou B, mas sim de bom senso. Ser Rondoniense logo após a divulgação do escândalo da Dominó, era vergonhoso. O Estado passou a ser conhecido nacionalmente como “Roubônia” por causa de Carlão e sua quadrilha. Essas pessoas foram escorraçadas da vida pública pelo voto dos eleitores e não é justo com o Estado que eles retornem sejam pelas mãos de Confúcio ou mesmo de Buda. Como a coluna já cobrou em edições anteriores, Moura tem obrigação de revelar quem serão seus secretários para que o eleitor tenha certeza em quem está votando, se em Confúcio ou em Carlão, Fátima Cleide, Eduardo Valverde, Lenzi ou Amir Lando. Todos esses já foram derrotados, portanto não passaram no teste mais importante da democracia, que é o voto direto. Essa falta de transparência é o que mete medo. Para que não restem dúvidas da aliança, abaixo a foto da carreata do último fim de semana em Alta Floresta:







Interessante
A assessoria de Confúcio enviou release nesta segunda-feira falando sobre a carreata, mas nem o texto nem as fotos mostram Carlão de Oliveira. Mas ele estava lá.
Coincidência
Carlão de Oliveira estava usando nessa carreata de Confúcio Moura, a mesma camisa que usava no dia em que foi preso pela Polícia Federal em 2006, conforme pode ser observado na imagem abaixo:


Sumiram
Candidatos que foram eleitos e que usavam diariamente as redes sociais para manter contato com os eleitores desapareceram. Não que estejam fazendo falta, mas que é uma tremenda falta de consideração, isso é. Deveriam pelo menos usar as ferramentas para agradecer os votos recebidos.
Procurando
Carlinhos Camurça, que foi candidato a deputado estadual está revoltado por não ter sido eleito e acredita que ocorreu algum tipo de erro no sistema do Tribunal Regional Eleitoral. Ele vinha sendo cotado para ser um dos mais votados, teve pouco mais de 5.600 votos. Camurça quer saber o que aconteceu.
Corrigindo
O publicitário Jari Luiz continua à frente da campanha de João Cahúlla. Na última coluna havíamos informado que Marcelo Suzuki havia sido convocado para a função, mas a notícia estava equivocada. Porém, a mudança na estratégia nos programas eleitorais aconteceu. O programa de sexta-feira teve um tom mais agressivo, mostrando momentos do debate que foi ao ar pela Rede TV!.
Falando nisso
Nesta segunda-feira a TV Candelária realiza o debate entre os candidatos João Cahúlla e Confúcio Moura a partir das 22 horas pelo canal 11 (TV Candelária) 58 (Record News) e pela rádio Parecis FM. O debate será transmitido por 18 emissoras do grupo em 25 cidades, atingindo 80 por cento da população do Estado.
Decidiu
Agnaldo Muniz, que no primeiro turno estava com Expedito Júnior, declarou seu apoio oficialmente a João Cahúlla no segundo turno. Muniz teve 187 mil votos para o Senado e se ele conseguir transferir parte dessa votação para João Cahúlla vai conseguir fazer a diferença. Agora saberemos quem transferiu voto para quem, se Muniz para Expedito ou vice-versa.
Presidenciáveis
Sem passionalidade, no debate entre os presidenciáveis promovido pela Folha de São Paulo e Rede TV! Que aconteceu no último domingo, José Serra demonstrou bem mais preparo que Dilma, até mesmo no quesito formular perguntas. A candidata petista não conseguia usar o tempo para formular os questionamentos. E isso acontecia também na hora de responder.
Social
Nesta terça-feira, 19, é o aniversário do delegado Carlos Eduardo, o Carlão. Os comes e bebes foram na última sexta-feira em sua casa, porque ele iria viajar para São Paulo esta semana. Carlos Eduardo disputou as eleições para deputado estadual pelo PSDB.
Precisão
A avançada tecnologia da Agência Espacial Americana (Nasa) aplicada à medicina criou um sistema que ajudará a interpretar com mais precisão exames médicos, algo que pode ser vital para o diagnóstico de doenças como o câncer, segundo a empresa Bartron Medical Imaging. A companhia criou o sistema MED-SEG, baseado em um software desenvolvido pela Nasa, que ajudará os médicos a analisar exames como mamografias, ultrassonografias e raios X digitais. O sistema incorpora um software no qual o engenheiro da Nasa James Tilton trabalhou por mais de 25 anos para melhorar a análise de imagens digitais por satélite. O uso da tecnologia "poderia minimizar os erros ao avaliar imagens radiológicas", explicou Thomas Rutherford, diretor de oncologia na Universidade de Yale, em New Haven. Ela também "poderia permitir o rápido diagnóstico de anomalias nos tecidos explorados", acrescentou. Molly Brewer, professora da divisão de Oncologia da Universidade de Connecticut, espera que o sistema MED-SEG, que começará a ser utilizado nos próximos meses em testes clínicos, sirva para melhorar a mamografia como ferramenta de diagnóstico do câncer de mama.


Contatos

Painel Político agora conta com MSN – painelpolitico@hotmail.com –exclusivo. Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia