Regionais : Vereadora denuncia superlotação e suspensão
Enviado por alexandre em 19/10/2010 20:11:08



Vereadora denuncia superlotação e suspensão
de cirurgias no Hospital Regional de Ariquemes

“O Hospital Regional está superlotado. Muitas cirurgias estão sendo suspensas por falta de leito. Na observação são só 15 leitos, com isso as pessoas ficam tomando soro nos bancos do Hospital. Temos médicos bons, excelentes especialistas, disso não podemos reclamar, mas há 20 anos haviam mais leitos no Hospital Regional de Ariquemes do que hoje. Agora faltam leitos. Atendemos pacientes de toda a Região, de Ji-Paraná, Cacoal e até de Vilhena recebemos pacientes para serem operados. Entretanto, já teve pacientes que foi mandado embora de volta para casa porque não tinha leito”. A denúncia foi feita pela vereadora Rosa Pereira (PSL) durante seu discurso em sessão realizada nesta segunda-feira (18).
De acordo com ela, que também atua na unidade de Saúde como enfermeira há muitos anos e, portanto, conhece bem a situação, a solução para o problema do Hospital Regional de Ariquemes se esbarra principalmente na falta de estrutura. “Sabemos que temos uma das melhores saúdes do Estado, mas precisamos tomar previdências para resolver esta situação”, desabafou.
Durante o discurso, Rosa Pereira recebeu apoio do vereador Enoque Nunes (PMDB), que reconheceu o conhecimento de causa da vereadora, e disse que “como todos sabem, a grande solução para o problema seria a construção de um novo Hospital para atender os pacientes do município e Região”.
Rosa Pereira rebateu: “o problema é que o Hospital novo vai demorar muito para ser construído. Então sugiro que sejam construídas novas alas para pelo ao menos realizar as cirurgias e outra ala de maternidade para amenizar esta situação emergencial. Só esta semana três pacientes foram mandados embora. Os médicos estão indignados”, completou pedindo para a secretária de gabinete do município Débora Raposo, presente na sessão, que intervenha uma reunião entre o prefeito e os vereadores para tratar o assunto e buscar uma solução para o problema.
Na sessão, o vereador Adair Moulaz (PSDB) complementou o assunto denunciando também a falta de médicos oculistas para atender a população. “Estamos precisando recorrer a atendimento na Bolívia, um País pobre, mas que atende na área com a eficiência que infelizmente nosso País não tem”, resumiu.


Bom futuro recebe atendimento médico
Outra pauta da saúde foi tratada na sessão desta segunda-feira (18) pelo vereador Clóvis José (PMDB), líder do Governo Municipal na Câmara. Ao discursar no Plenário da Casa, ele anunciou que o município disponibilizou ao Distrito de bom Futuro, uma médica que está atendendo na área de Clínica Geral de segunda a quinta-feira. A comunidade não tinha este tipo de serviço disponível no local e quando necessitava de atendimento, precisava se deslocar para Ariquemes.
Aproveitando para pedir a parte, o vereador Vanilton Cruz (PTC) parabenizou o prefeito Marcio Londe Raposo pela ação, mas pediu que o atendimento fosse estendido para 24 horas e em todos os dias da semana. “Mesmo assim, já é um avanço grande, é difícil para o município encontrar um profissional que se disponibilize a prestar serviços nestas localidades”, justificou Clóvis, acrescentando que há possibilidade de, a partir do próximo ano, a médica residir no Distrito.


Câmara Municipal de Ariquemes
Assessoria de imprensa
Jaqueline Alencar

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia