Política : Sipia
Enviado por alexandre em 22/10/2010 11:17:00



Conselheiros Tutelares são capacitados a operar com o Sipia

Ocorreu nos dias 19, 20 e 21 deste mês de Outubro, no Laboratório Central de Informática da escola Estadual 28 de Novembro em Ouro Preto do Oeste, treinamento para que os conselheiros tutelares possam desenvolver as atividades relacionadas ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), com a participação de cinco municípios (Ouro Preto, Nova União, Urupá, Mirante da Serra e Teixeirópolis). A intenção é gerar informações com a finalidade de subsidiar a adoção de decisões governamentais sobre políticas públicas destinadas a crianças e aos adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania o curso foi ministrado pela mobilizadora Roselene Silva.

O Sipia é um sistema via web, criado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, e desenvolvida no Estado de Rondônia pela Secretaria de Estado de Ação Social – SEAS.

O sistema permite ainda a produção de conhecimentos específicos, de situações concretas de violação de direitos de criança e adolescente, identifica medidas de proteção sócio educativas necessárias, através de relatórios de situação. Possibilita também conhecer e apoiar o funcionamento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos para a Infância e Adolescência.



O Governo do Estado assumiu o compromisso com a Secretaria Especial de Direitos Humanos em implantar o sistema em todos os 52 municípios. Segundo informou a administradora estadual do Sipia Dilma Santos, o prazo para que todos os municípios estejam interligados ao sistema é dezembro deste ano, mas este prazo deverá ser prorrogado, no caso de Rondônia nesta primeira fase 13 municípios.

“O Sipia precisa de uma estrutura em cada Conselho Tutelar para ser implantado como no mínimo três computadores interligados a rede mundial de computadores e sabemos que muitos não têm nem telefones. Esperamos que os administradores municipais visualize no Sipia um parceiro e desta forma quem ganha é a sociedade”, afirmou Dilma Santos.

O juiz da Vara da Infância e Adolescente da Comarca de Ouro Preto do Oeste, Dr. Maximiliano Darci David Deitos que participou do treinamento do Sipia falou sobre o sistema. O Sipia é uma ferramenta de registro e tratamento de informação sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no ECA. Ele tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base real em todos os estados para formulação de políticas públicas no setor.


“Na ponta do Sipia, estão seres humanos. O Sistema depende do conselheiro tutelar que deve preencher de forma clara e correta todos os dados”, ressalva Marcos. “E sem uma boa internet ou o treinamento adequado, não adianta criar sistema algum. Tem gente que acha que mouse é um bicho novo e não tem a menor idéia do que ‘é uma planilha’”, completa.


Autor: Alexandre Araujo


Fonte: ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia