Regionais : Painel político com Alan Alex
Enviado por alexandre em 22/10/2010 22:55:34



Traição
A companheirada petista está tremendamente irritada com Confúcio Moura. Afirmo isso porque conheço bem a cúpula do PT e para eles autorizarem o e-mail enviado pelo advogado Ernandes Segismundo, é porque a situação passou dos limites. Com palavras fortes, o advogado militante do PT acusa Confúcio de “estar traindo não só Michel Temer, mas traindo também o acordo político celebrado com o PT rondoniense”. E isso meus caros, nas hostes petistas é inaceitável. E se o PT não apoiar Confúcio, o peemedebista vai ter sérios problemas, ainda maiores que o apoio de Carlão de Oliveira.
Insatisfação
Na verdade o apoio petista foi empurrado goela abaixo pelo PMDB, que fechou em Brasília essa aliança através da influência de Valdir Raupp, senador peemedebista e vice-presidente nacional da legenda. Para se ter uma ideia, o PT se reuniu com Cahúlla e conversaram durante quatro horas. Cahúlla se comprometeu até a dar estrutura para a campanha de Dilma em Rondônia, mas a conversa entrou por um ouvido e saiu pelo outro. A “reunião” com Confúcio durou 12 minutos e o PT fechou. Mas a política de alianças espúrias do PMDB vem incomodando a companheirada. Em Alta Floresta, Valverde apesar de ter subido na mesma carroceria que Carlão de Oliveira, confidenciou para pessoas próximas que “nunca se sentiu tão mal”, mesmo assim, em nome da eleição de Dilma, aceitou.
Porém
Confúcio está numa enrascada. Em troca do apoio dos prefeitos que estão fechados com Expedito Júnior, o peemedebista aceitou a parceria com o PSDB, que quer eleger Serra. E claro que Expedito e seu grupo estão muito mais participativos da campanha peemedebista que o PT, que foi forçado a essa aliança. E o fato de Moura andar pelo estado pedindo votos para Serra ao invés de pedir votos para Dilma, complicou ainda mais essa reta final de campanha. E para comprometer ainda mais o peemedebista, as bandeiras usadas pelas formiguinhas nas ruas tem as mesmas cores dos tucanos e quem olha de relance pensa que se trata de bandeiras do Serra. Vermelha não tem nenhuma.
Essa
Traição do PMDB a qual o PT se refere, poderá custar muito caro. Se a companheirada começar a sabotar a campanha de Confúcio, o cenário muda e o que já era dado como certo, pode ficar incerto. Política de alianças funciona desde que as partes cumpram o combinado.
Ficha Limpa
Caso a lei do Ficha Limpa seja válida para essas eleições, o cenário político permanece exatamente como está. Se não valer, vai mudar no pleno federal e estadual. Na Câmara sobe Natan Donadon e cai Lindomar Garçon. Na Assembleia subiria Marcos Donadon e Maurão de Carvalho, saindo Edvaldo Soares e Davi Chiquilito. O Supremo Tribunal Federal se comprometeu a resolver essa questão antes do fim desse segundo turno. Enquanto isso, no Tribunal Superior Eleitoral, a lei do ficha limpa continua sendo aplicada. O ex-governador da Paraíba, que disputou as eleições para o Senado sub-júdice, Cássio Cunha Lima, teve o registro de candidatura negado na sessão de ontem (21). Ele vai recorrer ao STF.
De novo
A lerdeza do Judiciário cria instabilidade eleitoral. Se o presidente do STF não tivesse se acovardado e resolvido à questão da aplicação da lei antes do primeiro turno, esse cenário de insegurança não existiria. Prejuízo para quem pode dormir deputado e acordar sem mandato.
Passeando
A Santo Antônio Energia está levando neste fim de semana um grupo de jornalistas de Rondônia para o Rio de Janeiro com todas as despesas pagas para conhecerem uma maquete da usina. Eles só não explicaram ainda como as dinamites encontradas em um sítio próximo ao presídio federal foram desviadas do canteiro de obras. Nem se eles reforçaram a segurança para evitar que isso volte a se repetir.
Explicando
O Procurador do Estado de Rondônia, Glauber Luciano Costa Gahyva, que enviou uma explicação sobre a “advocacia pública e o TRE" não convenceu os leitores da coluna. A grande pergunta que ainda não foi respondida é: como ser imparcial em um julgamento se o chefe é quem está sendo julgado? Ou os procuradores vão pedir exoneração de seus cargos?
Investigando
Em andamento na Polícia Federal o inquérito que investiga a origem do dinheiro falso apreendido em Candeias do Jamari no sítio da família do foragido empresário Mário Calixto Filho, proprietário do jornal O Estadão do Norte. Já se sabe que o dinheiro foi impresso em uma gráfica de Porto Velho. Em breve, a casa deve cair para os envolvidos.
Bin Laden
Falando em Mário Calixto chega a ser ridículo o fato dele ainda estar foragido. O empresário não é localizado ou porque a polícia é corrupta ou é incompetente. Tá parecendo os americanos que nunca encontram Bin Laden.
Enfim
A Polícia Militar prendeu durante a última madrugada um casal, a mulher de 30 e o homem com 22 anos, que estava pichando o muro do clube Botafogo com aquelas ridículas frases do tipo “viva o movimento maoísta” e outras bobagens. Esses atos de vandalismo são assinados por um grupo que se denomina Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), que não passa de uma ala radical do PT que se ligou ao chamado "movimento operário", que tem ligações com MST, LCP e outros. Traremos mais detalhes sobre isso nas próximas colunas. Essa turma deveria ser obrigada a pintar os muros que andam sujando com essas bobagens, até porque essa mentalidade maoísta só deu certo na China, porque o governo comunista é extremamente ditatorial. Uma boa lição nessa turma seria manda-los passar uma temporada lá pelas terras de Mao Tse Tung, quem sabe assim eles paravam de falar e acreditar em bobagens.
Aliás
Esses radicais precisam cair na real. O Brasil nunca será um país comunista, nem socialista, nem “ista” nenhum. Ao invés de estarem pichando muros com frases desconexas para a maioria da população, deveriam estar organizando movimentos de combate contra a corrupção, ajudando a população a entender a importância de se votar corretamente. Essas ideologias ultrapassadas já foram colocadas em prática e os resultados foram terríveis. Imbecilidade é o mínimo que se pode qualificar essas ideias.
Pressão
Deputados estão sendo pressionados pelo grupo de Neodi, atual presidente da Assembleia, a fecharem um acordo para mantê-lo no poder. Apesar de estar na base de apoio de João Cahúlla, quem tem apoio do governo é Valter Araújo.
Publicidade
A confusa licitação da Assembleia Legislativa foi cancelada por ordem de Neuci Batiston, secretário-geral da Casa. Como o ano e a atual legislatura estão acabando, melhor deixar o abacaxi para os próximos deputados.
Suspensos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União, medidas que estabelecem a suspensão de produtos em situação irregular, válida para todo o País. Está proibido fabricar, distribuir, comercializar e usar todos os lotes do xarope Muconat 30 mg/5ml acondicionado em frascos plásticos, produzido pela empresa Nativita Indústria e Comércio Ltda. Esses lotes estão em desacordo com o modelo aprovado pela Anvisa e serão recolhidos. A agência também suspendeu a fabricação, a distribuição, o comércio e o uso de todos os produtos de limpeza da Raro Indústria e Comércio Ltda. A empresa não tem autorização para funcionar nem registro na Anvisa. Também será retirado do mercado o lote 948 do anabolizante Hemogenin, com prazo de validade até 12/12, por ter sido objeto de falsificação. A medida vale ainda para os lotes 33099 do anabolizante Deca-Durabolin 25mg; 11873 do Deca-Durabolin 50mg; 233314 do Deca-Durabolin 50mg; e 12658, 18874, 18341 e 03985 do anabolizante Durateston, com data de fabricação em 06/2008 e validade até 06/2012, cuja detentora dos registros é a empresa Schering-Plogh Indústria Farmacêutica Ltda.





Contatos

Painel Político no MSN – painelpolitico@hotmail.com . Você também pode enviar e-mails para a coluna usando esse endereço. Atendimento aos leitores entre as 14 e 19 horas (on-line nesse período). Basta nos adicionar que poderemos trocar ideias nesse horário. Ou ainda pelo telefone (69) 9907-0701.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia