Regionais : Resenha Política Por Robson Oliveira
Enviado por alexandre em 26/10/2010 21:17:47



Efeito teflon
Última semana de campanha eleitoral com os candidatos a governador aumentando a visita aos principais colégios eleitorais do Estado. Os boatos plantados pelo comitê do candidato K-Ula contra o de Confúcio, segundo as pesquisas divulgadas, não conseguiram surtir os efeitos desejados. Pelos números divulgados até o momento, Moura lidera em todos, inclusive aqueles apurados por institutos de tabulações duvidosas.

Ibope É verdadeira a informação de que o Ibope errou em Rondônia. Errou sim, para baixo, pois Confúcio Moura obteve muito mais votos do que os percentuais anunciados. Os números do instituto apontavam no primeiro turno um resultado mais apertado. A continuar no erro, a diferença neste segundo turno, tende a ser bem maior do que anunciaram. As vozes roucas das ruas soam isso.

Comissionados A piada do momento: “É fácil verificar quem possui um cargo comissionado na estrutura do executivo estadual, basta observar os carros adesivados com o número do candidato 'chapa-branca'”. É, tem fundamento.

Protesto O Comitê de um dos candidatos a governador tem evitado programação em Guajará-Mirim com medo do vexame que pode passar por promessas feitas e não cumpridas. Deverá vir daquele município uma das votações volumosas como protesto.

Lista Uma lista com sobrenomes conhecidos é distribuída por aí como certos para constarem na lista dos aprovados num concurso. Oito são de uma mesma família. Vamos aguardar o resultado para verificar as coincidências. Por enquanto, nada mais do que suspeitas.

Pedófilo Durante uma entrevista coletiva concedida pelo senador capixaba Magno Malta, hoje (25), no Hotel Aquarius, em Porto Velho, para falar os motivos pelos quais defende a candidatura presidencial de Dilma Rousseff, acusou o governador eleito do Amazonas, Omar Aziz, de envolvimento com pedofilia.

Indiciamento O senador Magno Malta não deu maiores informações sobre a dura acusação
feita a Aziz, mas prometeu indiciar o governador eleito pelo crime hediondo de pedofilia. Ele garante que possui provas suficientes para sustentar a acusação. O senador preside a CPI da pedofilia e pistolagem.

Cruzada Em sua cruzada contra os boatos espalhados pela internet atacando a candidatura de Dilma, Malta lembrou que o palanque de José Serra recebeu com pompas o deputado federal Fernando Gabeira (PV) que defende, além do casamento homossexual, a liberação da maconha e o aborto. E é verdade. Nessa história o que falta é santo. E vergonha na cara.

Debate Ontem, na TV Record, Dilma e Serra voltaram a se confrontar em debate nacional. Na quinta-feira, na TV GLOBO, os dois candidatos fazem o último e mais aguardado debate.

Favorita Muita expectativa também por conta de uma nova rodada de pesquisas do Vox Populi, Datafolha, Census e Ibope. Todos dizem em público que não acreditam nas pesquisas, mas em privado fazem a maior algazarra quando os percentuais divulgados são favoráveis. As últimas anunciadas confirmaram a petista na dianteira.

Consolidado Já em Rondônia, segundo todas pesquisas divulgadas, Confúcio Moura se consolidou na dianteira desde o primeiro turno e ainda permanece. O máximo que conseguiram até o momento foi a divulgação de uma pesquisa apontando um empate técnico. Mesmo assim o favoritismo é de Moura.

Virtual Antigamente o político fazia obras faraônicas para marcar a administração e se perpetuar no poder com a marca de administrador arrojado. Hoje, na era digital, obras públicas são anunciadas com festa e pompa de forma virtual. Construir que é bom, nada.

Parceria Hoje pela manhã no evento com o senador Magno Malta, no hotel Aquarius, Roberto Sobrinho, prefeito de Porto Velho, reclamou à imprensa de uma parceria anunciada polo governador em construir com o executivo municipal um hospital na Zona Leste. Sobrinho revelou que nunca foi consultado sobre o projeto e nem sabe se existe. É virtual mesmo.

Perfumados Ontem, sob uma temperatura escaldante, alguns secretários de Estado, comissionados e uma empresária ligada ao ensino superior privado faziam um pit stop entre as Avenidas Calama e Rio Madeira (na esquina do Shopping). As 'formiguinhas de luxo' nem de longe lembravam aquelas 'formiguinhas' contratadas na periferia da Capital para entregar a propaganda do candidato. O cheiro de perfume francês e as grifes das roupas chamavam mais atenção do que a forma desolada com que entregavam os adesivos. O bom foi vê-los ralando uma vez na vida. Além da desolação.

Caipiragem A equipe de TV de K-Ula conseguiu acertar em cheio ao contratar uma dupla caipira de fora para aparecer nas inserções do programa eleitoral cantarolando uma modinha com referências negativas ao adversário. Única peça que conseguiram produzir com competência. O problema é que nem os dois caipiras contratados acreditam no candidato, pois sequer votam aqui. Como a estratégia é desqualificar o opositor a ideia de suavizar a forma foi ótima e inteligente.

Burrice Já as peças dirigidas ao senador reeleito Valdir Raupp são burras porque ele saiu consagrado recentemente das urnas pelos mesmos eleitores que voltam às mesmas urnas domingo próximo. Ainda obteve o dobro dos votos de K-Ula e alguns milhares a mais do que o ex-imbatível K-Sol.

Ataques Raupp ignora os achincalhes que vem sendo alvo dos governistas e mantém a agenda de visitas aos municípios pedindo votos para Confúcio Moura. Para aumentar a ira do desafeto, por onde passa, Raupp continua sendo bem recebido e ouvido. Ele ainda comemora a façanha de ser o senador mais votado da história rondoniense. Imaginem se não fosse.

Firme Não são verdadeiras as informações de que o deputado estadual eleito David Chiquilito Erse (PCdoB) pode perder a vaga na hipótese de que os votos dos candidatos enquadrados na lei da Ficha Limpa sejam validados e mudem o cálculo que estabeleceu as vagas dos respectivos partidos e coligações. Independente do resultado no STF, um novo cálculo não afetará a vaga de Chiquilito. Ele continua firme para ser diplomado e assumir uma vaga na próxima legislatura estadual.

Votação O STF julga amanhã (27) o recurso do candidato a senador pelo PMDB do Pará, Jader Barbalho, contra a decisão do TSE que negou o registro de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.

Impasse O país aguarda uma definição de nossa corte constitucional sobre a aplicação imediata da lei da Ficha Limpa, mas observadores políticos estão céticos em relação à definição sobre o impasse. Há quem acredite que mantendo-se o empate anterior, o STF poderá aplicar um artigo do regimento que diz: em caso de empate, prevalece a decisão adversa à parte. Como foi afastada da lei a similaridade com a regra penal, a dúvida conspira favorável à sociedade. E não ao réu.

Orgia Um vídeo feito através de um telefone celular durante uma “pescaria”capturou imagens fortes de umas figuras conhecidas no mundo político na companhia de cinco meninas em total esbórnia. As imagens foram enviadas à coluna por um e-mail anônimo. É constrangedor ver as cenas dos bêbados apalpando as gurias.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia