Regionais : Jaru: Iniciam-se especulações para sucessão Municipal
Enviado por alexandre em 04/11/2010 21:13:31



Com o término das eleições majoritárias 2010, inicia-se no município de Jaru especulações sobre a corrida sucessória municipal. Nomes antigos e novos na política local começam a surgir.

Com resultados decepcionantes desta ultima eleição, nomes que até então eram julgados fortes e com grande respaldo do eleitorado, saem de campo com cartão vermelho dado pelo eleitor, abrindo então espaço e gerando autoconfiança a caras novas no quadro político, que deverão se arriscar na disputa da cadeira do executivo municipal.

Medalha de Prata nas eleições 2008, e a mais bem votada entre os candidatos derrotados por Jaru no pleito 2010, Prof.ª Sonia ainda é o nome forte do PT no município, esta potencial candidata terá que a partir de agora enfrentar uma realidade bem diferente de sua empolgante ascensão em 2008, e de seu invalido apoio recebido de um Deputado federal, candidato ao governo, e de uma Senadora da República, ambos derrotados neste ultimo pleito. Com um desempenho abaixo do esperado, Prof.ª Sonia pode entrar nesta disputa respingada pela rejeição coletiva implantada ao PT no cenário estadual e municipal. Entretanto no mundo da política revitalizações são comuns.

O grupo dos muletas podendo ser representado pelo prefeito Jean como candidato a reeleição, ou qualquer um outro membro da família, saíram altamente fragilizados deste pleito, mas veem a luz no final do túnel com a eleição de seus prováveis apoiadores; Confúcio Moura e Raupp. Sempre se consideraram detentores de um eleitorado fiel, já fazendo planos de nesta próxima eleição se aproveitarem novamente de uma matemática muito simples, quanto mais candidatos adversários entrarem na disputa melhor, pois assim os votos de um possível forte adversário deve provavelmente ser fragmentado entre os concorrentes, dificultando assim a eleição de qualquer um deles. Mas eles devem se preocupar, pois nesta ultima eleição não foi vista esta tal “fidelidade”.

Um expressivo nome, Carmem Gon, dificilmente irá se arriscar novamente, pois as urnas não tem sido generosas com ela, esta decisão deve ser influenciada pelo fato de seus maiores apoiadores, os detentores do governo do estado, já não estarem ali para lhe apoiar.

Uma incógnita, Stella Maris que nunca foi apreciada anteriormente pela opinião pública, pode se utilizar destas eleições como termômetro para uma possível candidatura a prefeitura, o que não sabemos é se os 3.790 votos em todo estado, será considerado por Stella como sendo, um bom ou mau resultado.

Entre novos nomes que já ventilam no cenário político municipal, está o Engenheiro Elétrico e Empresário Lucio Mosquini, despontando como bem cogitado e com pouca rejeição. O provável candidato que poderá enfrentar este próximo pleito se pautando em grandes apoios como o forte grupo Testoni, poderá vir com um grande poderio econômico. Mas para obter um bom resultado o empresário terá que se desvincular da imagem que pesa contra si, a de ser o candidato da burguesia.

Outros nomes como Chiquinho da Emater, Bira do Areal, Cezar Romero,Rodolfo Batisti, também já são cogitados, entre muitos que ainda deverão surgir daqui pra frente.

Fonte jaruonline.com.br

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia